À espera dos números finais, que devem confirmar 2014 como mais um ano de recorde de visitação nas Cataratas do Iguaçu e de movimento no aeroporto, uma retrospectiva já permite concluir que o ano em que a cidade comemorou seu centenário foi extremamente positivo para Foz do Iguaçu. Principalmente para o setor de turismo.
A começar pelo aumento do número de voos, recuperando o patamar existente em 2012. A Lan Peru, por exemplo, iniciou em abril sua ligação diária com Lima, contribuindo para atrair turistas da América Latina e também da Europa e Estados Unidos.
A Gol passou a operar mais dois voos diretos, um para Porto Alegre e outro para Congonhas, na capital paulista. E a TAM, por sua vez, anunciou a operação extra, entre os dias 6 e 30 de janeiro de 2015, entre Foz e Brasília, com possibilidade de que a operação se torne permanente.
Samba à paulista
Foto: Arquivo |
Escola de samba Tom Maior, de São Paulo, fez homenagem ao centenário de Foz do Iguaçu no Carnaval |
No Carnaval de São Paulo, a escola de samba Tom Maior apresentou o enredo “Foz do Iguaçu, Destino do Mundo – Sinfonia das Águas em Tom Maior”. A escola não venceu o carnaval, mas Foz do Iguaçu ganhou a avenida e a tela da Rede Globo.
Parque das Aves
Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz |
Araras ganharam novo espaço no Parque das Aves |
Um dos mais importantes atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, o Parque das Aves abriu para o público, em março, o novo viveiro das araras. É um dos maiores do mundo, com 60 metros de comprimento, 15m de largura e 12m de altura.
“Com todo este espaço, as araras podem fazer voos incríveis, enquanto vemos tudo de perto e sentimos o bater de suas asas”, anunciou o Parque das Aves, em sua página na rede social Facebook.
Eventos
Em maio, a ICCA (International Congress and Convention Association), entidade que classifica as cidades que mais recebem eventos internacionais no mundo, trouxe uma boa notícia para Foz do Iguaçu. Com base no número de eventos de 2013, a cidade subiu do 5º para o 3º lugar no Brasil. Perdeu apenas para Rio de Janeiro e São Paulo.
No ranking internacional, Foz do Iguaçu está na 34ª posição entre os destinos das Américas e em 161º lugar na classificação mundial.
Copa do Mundo
Foto: Arquivo |
Seleção da Coreia do Sul escolheu Foz do Iguaçu como Centro de Treinamento |
No ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo, Foz do Iguaçu teve participação ativa. O estádio do Flamenguinho, adequado aos padrões da Fifa, recebeu a seleção da Coreia do Sul.
Além dos sul-coreanos, muitos turistas estrangeiros que vieram assistir aos jogos no Brasil aproveitaram para conhecer os atrativos do Destino Iguaçu, fazendo com que, em julho, o aeroporto batesse seu recorde mensal histórico de embarques e desembarques.
Ecomuseu
Foto: Arquivo |
Exposição "Lágrimas de São Pedro", no Ecomuseu |
O Ecomuseu de Itaipu, depois do sucesso da Exposição Múltiplo Leminski, visitada por mais de 100 mil pessoas em 2013, continuou apostando alto em 2014. Primeiro, com a mostra “Lágrimas de São Pedro”, do artista baiano Vinícius S.A.; e, na sequência, com “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, ambas prestigiadas por milhares de turistas e moradores da região.
Para fechar o ano, o Ecomuseu trouxe ainda a exposição “Poty, poeta do traço”, com cerca de 130 obras do artista paranaense Poty Lazzarotto, conhecido por seus grandes murais, entre eles o Painel dos Barrageiros, instalado no Mirante Central de Itaipu.
Novos hotéis
Ao longo do ano, Foz do Iguaçu ganhou novos hotéis, como o Viale Tower, o Íbis e o Mabu Interludium Iguassu Convention. Incluindo as ampliações, o número de leitos saltou de 26 mil para cerca de 30 mil. Houve, também, anúncios de investimentos em mais hotéis.
O grupo Slaviero, por exemplo, informou que irá investir inicialmente R$ 100 milhões num empreendimento que inclui hotel, espaço para compras e serviços de conveniência e um centro de convenções. E a Hyatt Hotels Corporation anunciou a construção de um hotel de luxo numa área de 39,6 hectares às margens do Rio Iguaçu. O Park Hyatt Foz do Iguaçu será o primeiro da bandeira Park Hyatt no Brasil.
Pesquisa
Os investimentos se explicam pelo interesse que o Destino Iguaçu desperta entre o público que gosta de viajar. Uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, em todo o Brasil, revelou que 95% das pessoas que conhecem Foz do Iguaçu pretendem voltar; e que 99% recomendariam a viagem para amigos e parentes.
Entre os que não conhecem Foz, 95% disseram que pretendem visitar a cidade. A pesquisa embasa o Plano Estratégico de Marketing Turístico de Foz do Iguaçu para o período 2015-2018, encomendado pela Itaipu Binacional.
Continua…