O Ecomuseu de Itaipu se prepara para receber a comunidade com uma grande festa neste sábado, 01º, na 3ª edição do “Ocupe o Museu”, das 16h às 20h. São esperados cerca de mil participantes. Para receber bem o público, os monitores e monitoras que trabalharão no evento participaram de um treinamento na última semana. Eles se prepararam para acompanhar as 15 oficinas, que estão com inscrições abertas.
Com exceção da oficina de horta, para a qual restam 30 vagas, as demais atividades não possuem limite de inscritos, mas a organização pede que seja feito o cadastro no formulário para ajudar na logística do evento. O link está aqui.
A programação também inclui exposições, atrações musicais, feira orgânica de alimentos, atividades circenses, contação de histórias e muito mais. A participação é gratuita para todas as atividades, incluindo as oficinas e o acesso ao museu.
A ideia é que o encontro seja uma oportunidade para aproximar ainda mais pais, mães, filhos e filhas, por meio de atividades de arte, educação, energia, meio ambiente, corpo e sensoriais.
No sábado, o público poderá visitar a estrutura do museu e conhecer a história da construção de Itaipu e do desenvolvimento da região e visitar as três exposições em cartaz: “Poesia do movimento mecânico”, de Du Salzane; “Aovyta”, patrimônio têxtil do acervo do Museu de Itaipu Tierra Guaraní (PY); e “Sway”, de Lucas Cristalvo. O Ecomuseu completou 31 anos, em outubro.
Confira as atividades previstas no evento:
Espetáculo
– Todo dia é dia de Circo, da Troupe Luz da Lua
Oficinas
– Bonecos de cabaça
– Aprender de si – yoga para pequenos
– Sapo faz bolha – reciclando garrafa pet
– Oficina de câmera escura: cinema na caixa!
– Bloquinhos de papel customizados
– Parede colaborativa
– Toque de maracatu
– Empoder[a(r)-te]
– Museu para brincar
– Maquiagem Artística
– Futuro da energia
– Horta
– Prática de Yoga
– Oficina Estação Ciência
– Oficinas de Circo
Contação de histórias
– É tudo invenção!, Jeane Hanauer
– O que é o maracatu?, Izabela Fernandes Souza
– Redescobrindo Monstros e Princesas, Yoná Castillo