O Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC realiza no dia 27 de outubro, a partir das 9h, a 2a edição do evento Um Dia na Cognópolis – onde os saberes se encontram, com atividades gratuitas e abertas a turistas e à comunidade da Argentina, Brasil e Paraguai.
Com atrações científico-culturais a céu aberto e nas instalações do CEAEC, o evento terá minioficinas com dicionários, jornais, enciclopédias, origamis, brinquedos, além de feira de troca, local para piquenique, exposições culturais, observação astronômica e cinema ao ar livre.
Promovido pelo CEAEC e outras 10 instituições da Conscienciologia, o Dia da Cognópolis é um evento para adultos e crianças. O objetivo é oportunizar o contato da comunidade com as atividades da Conscienciologia. A entrada de animais de estimação será permitida.
O secretário-geral do CEAEC, Fernando Barbaresco, diz que as portas do CEAEC estão abertas o ano inteiro para a comunidade. Mas no Dia da Cognópolis, a recepção será especial. “Preparamos uma grande festa da cultura e do conhecimento com atrações inéditas para todas as idades. Convidamos a comunidade para desfrutar de horas agradáveis de lazer, convivialidade e ter novas experiências”. As atividades encerram-se por volta das 22h após observação astronômica e exibição de filme ao ar livre.
Evento que já faz parte do calendário das atividades conscienciológicas, o Dia da Cognópolis foi realizado pela primeira vez em outubro de 2016 e atraiu mais de 800 pessoas ao Campus CEAEC.
Algumas das atividades programadas:
Feira de Trocas
Com base no princípio da economia solidária, as Feiras de Trocas visam substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e cooperação. O visitante poderá trazer objetos, brinquedos e livros para fazer a troca na feira.
Origami na Praça – Tsurus pela Paz
Oficinas de origami e escrita japonesa.
Os tsurus de origami são considerados símbolos internacionais da paz, graças a Sadako Sasaki (1943-1955). Ele morreu de leucemia aos 12 anos após ser exposto à chuva negra da bomba atômica em Hiroshima.
Faça você mesmo a sua brinquedoteca
Oficina voltada para trabalhar com habilidades cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras das crianças, estimulando a organização da própria brinquedoteca através do colecionismo em casa.
Sentido da Vida
Uma videoteca móvel terá uma minisessão de cinema voltada para refletir sobre o sentido da vida.
Quando o livro faz história: do papiro ao ebook
O participante mergulhará na história da publicação para entender o modo pelo qual a tecnologia contribuiu para transformar o livro.
Diálogo na passarela dos gênios
O visitante percorrerá uma passarela com centenas de bustos de personalidades que marcaram a história. Lá estão Platão, Leonardo da Vinci, Avicena, Moisés Bertoni, Mozart, Zilda Arns e Santos Dumont, entre outras personalidades.
Você já teve a sensação de estar fora do corpo?
Por meio de uma viagem virtual, a pessoa poderá simular a sensação lúcida de estar fora do corpo.
Viagem ao Passado
O participante poderá conhecer cenários, músicas, trajes, livros e objetos para iniciar o estudo de possíveis vidas passadas em uma determinada cultura ou país.
Vivências da Caverna de Platão. O que é real?
Será feita simulação da vivência na Caverna de Platão. A alegoria da caverna, criada por Platão no livro A República, é uma metáfora para explicar a condição de ignorância em que vive o ser humano. Para sair das amarras da caverna, é preciso muito estudo e uso da razão.
O CEAEC
Criado em 1995, o CEAEC é um centro de pesquisa e estudos que visa disseminar a Conscienciologia por meio de atividades educacionais e culturais. Situado no bairro Cognópolis, a instituição oferece palestras e cursos abertos à comunidade. Todo trabalho tem por base o vínculo voluntário.
O CEAEC fica na Rua da Cosmoética, 1635, Bairro Cognópolis.
Fone: (45) 2102 1499