Um amor impossível é um problema para qualquer coração, seja de um poeta, de um inseto ou de um inseto poeta. “O Malefício da Mariposa”, do Ave Lola Espaço de Criação, conduz o público a esse sentimento. A montagem foi eleita o melhor espetáculo teatral de 2012 pelo Prêmio Gralha Azul e tem se tornado sucesso de público e crítica. Entre os dias 02 e 19 de outubro, esta delicada adaptação da obra de Lorca passa por 13 cidades do interior do estado por meio do Circuito Cultural do Sesi, projeto do Sesi Cultura Paraná. Em Foz do Iguaçu, a peça será apresentada na Unioeste, no próximo sábado, 06, às 20h. A entrada custa um quilo de alimento não-perecível.
No espetáculo bilíngue (espanhol-português) “O Malefício da Mariposa”, os personagens hora são vividos por bonecos, hora por atores. Essa é a linguagem que o Ave Lola escolheu para contar uma história de amor e paixão entre insetos que habitam em um jardim onírico e repleto de surpresas encantadoras. Adiciona-se a esse encantamento a música de Jean-Jacques Lemêtre. Uma trilha sonora onde a magia e o trágico destino de Curianito (personagem central da obra) se revelam suavemente.
A adaptação do Ave Lola para o texto de Frederico Garcia Lorca obteve oito indicações e foi premiada como melhor espetáculo, melhor sonoplastia e melhor atriz pela principal premiação do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul. De acordo com a diretora Ana Rosa Tezza, para levar à cena esse texto poético, foi necessário um intenso e diário trabalho de imersão. “Nós nos aprofundamos no universo da obra e no imaginário destes seres do jardim. Assim, nos encontramos entre a linguagem do teatro de formas animadas e o trabalho com atores de carne e osso”, explica.
Por meio do Circuito Cultural do Sesi, o espetáculo passa por Palotina (2/10), Marechal Cândido Rondon (3/10), Medianeira (4/10), Foz do Iguaçu (6/10), Cascavel (7/10), Dois Vizinhos (8/10), Capanema (9/10), Pato Branco (10/10), Palmas (11/10), Guarapuava (16/10), União da Vitória (17/10), São Mateus (18/10) e Rio Negro (19/10). As apresentações possuem ingresso solidário (doação voluntária de 1kg de alimento não perecível).
Serviço:
Espetáculo teatral “O Malefício da Mariposa”
Data: 6 de outubro (sábado), às 20h
Local: Unioeste/Foz – Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Valor: ingresso solidário – doação voluntária de 1kg de alimento não perecível
Classificação: livre