O candidato a governador do Paraná Jorge Bernardi (Rede) assumiu o compromisso com as pautas prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. A assinatura do documento do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) foi nessa quarta-feira, 22.
O concorrente ao Governo do Paraná nas eleições deste ano cumpriu agenda no município e foi recebido pela diretoria do Codefoz para a assinatura da carta-compromisso. Candidatos a deputado federal e estadual e representantes partidários acompanharam Bernardi à reunião.
Secretário-geral do Codefoz e secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla apresentou ao candidato a lista de reivindicações da cidade. Ele ressaltou que são obras de infraestrutura e logística e investimentos em desenvolvimento socioeconômico.
Piolla informou a Jorge Bernardi que a pauta de prioridades é resultado de debates e estudos realizados conjuntamente pela sociedade civil, empresários e poder público. O pacto pelo desenvolvimento de Foz do Iguaçu expressa o entendimento de mais de cem instituições.
“A lista inclui obras essenciais para a cidade, como a ampliação da pista do aeroporto, as duplicações da BR-277 e da Rodovia das Cataratas e a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai”, disse Gilmar Piolla. “A Hidrovia do Mercosul, com a implantação dos portos intermodais, também é uma reivindicação”, frisou.
O secretário-geral do Codefoz ainda enfatizou os investimentos em turismo e saúde. “Queremos que parte dos recursos do Governo do Paraná para a comunicação sejam destinados à divulgação do nosso turismo. É prioridade também o comprometimento do estado com o financiamento do Hospital Municipal”, elencou Piolla.
Investimento em turismo
O candidato Jorge Bernardi apresentou o seu plano de governo e afirmou que incluirá no documento algumas propostas reivindicadas pelo Codefoz. Ele enfatizou que o turismo será tratado como prioridade em seu governo, caso seja eleito no pleito de outubro.
“Vamos atender a um pedido dos companheiros aqui da cidade e transferir para Foz do Iguaçu a Secretaria Estadual de Turismo”, prometeu Bernardi. “Isso fará com que o Governo do Estado passe a se debruçar mais sobre o setor de turismo”, complementou.
O candidato criticou o pedágio, garantiu que fará melhorias nas estradas e rodovias e demonstrou preocupação com o orçamento. “Precisamos aumentar a base de arrecadação e fazer a economia girar. Do contrário, o próximo governador passará quatro anos só gerindo a folha de pagamento e os recursos de custeio”, expôs.
Bernardi disse que pretende fazer investimentos em infraestrutura e desenvolvimento com os recursos consignados na dívida ativa do Paraná. “Teremos um braço empreendedor e enxuto para fomentar o crescimento com os recursos lastreados da dívida ativa e outros investimentos. Em Santa Catarina, por exemplo, já estão fazendo isso com sucesso”, informou.
Compromisso com Foz
O candidato Jorge Bernardi é o terceiro concorrente a cargos executivos na eleição de 2018 a comprometer-se com as pautas prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Já firmaram o documento o candidato ao Governo do Paraná Ratinho Junior (PSD) e a candidata a vice-presidente da República Ana Amélia (PP).
A carta-compromisso do Codefoz pode ser acessada aqui.