O “Cê na Sexta” retorna de férias e reabre a programação nesta sexta-feira, 03, com o espetáculo de dança teatral “A dualidade da loucura”. A apresentação acontecerá às 19h30, na Fundação Cultural e a entrada é franca. O público que comparecer vai assistir a uma peça inspirada em obras de autores consagrados a exemplo de “O banqueiro”, de Craig James Moncur e “O grande ditador”, discurso final de Charles Chaplin.
Em “A dualidade da Loucura”, o conflito entre desprezar ou amar, dominar ou se entregar marca a trajetória da personagem principal, Martin Carnoy III. Ele é um banqueiro extravagante e solitário, que em seus momentos de lazer dança, divaga contando anedotas sobre si e sobre as verdades ocultas da sociedade capitalista, sempre em companhia da doçura sonora de seu pianista particular.
Martin Carnoy III há algum tempo é aterrorizado por sua própria consciência, tendo pesadelos intermináveis sobre os terrores do mundo causando em sua psique uma divisão de personalidade. Numa noite cotidiana, vem à tona a intensidade do conflito interno entre continuar a ser o banqueiro poderoso ou ser simplesmente o homem que um dia pensou em se tornar, bondoso, humilde e defensor de que todos nós desejamos ajudar uns aos outros.
A obra mescla dança e dramaturgia e é encenada pelo ator-dançarino Thiago Lopez Turcatti, que também dirige o espetáculo, e pelo ator-pianista Lucas S. Saibere. Para criar a atmosfera de conflito que marca o desenrolar da trama, a peça conta com uma trilha sonora densa com músicas clássicas e instrumentais como Comptine D’Un Autre Été Amelie, Espelho, Beethowen’s Silence (Ernesto Cortazar).
Cê na Sexta
O “Cê na Sexta” é uma ação cultural desenvolvida através de uma parceria entre a Fundação Cultural e o Proex (Pró-Reitoria de Extensão) da Unila e oferece a cada sexta-feira à noite uma atração artística nas modalidades de teatro, música, dança e literatura. O propósito é promover o encontro da comunidade com as produções e as expressões artísticas da cidade e da região trinacional.