A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) recebe, nos dias 12 e 13 de maio, a primeira Copa Integração de Handebol Universitário. Organizado pelas equipes de handebol da Unila, o campeonato irá reunir times femininos e masculinos de oito universidades do Oeste do Paraná e do Paraguai. Os jogos serão no ginásio da Unila – Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), das 8h às 18h. Os horários dos jogos estão disponíveis em https://www.unila.edu.br/eventos/esporte.
Em sua primeira edição, a Copa Integração de Handebol Universitário pretende se consolidar como um evento esportivo anual de Foz do Iguaçu. Além da Unila, anfitriã do evento, está confirmada a participação das equipes da Unioeste, UDC, Unifoz, Cesufoz, UTFPR de Medianeira e das universidades paraguaias UniNorte e Universidad Privada del Este (UPE).
Conforme a estudante Laura Acuña Rodas, uma das organizadoras da Copa, “todos os times têm um nível técnico muito bom. No time da Unila há, inclusive, jogadores que tem sido parte das seleções dos seus países”. Laura, que estuda Arquitetura e Urbanismo, já fez parte da Seleção Sub-17 do Paraguai, equipe que foi invicta no Pan-Americano Escolar realizado em Juiz de Fora (MG), em 2010. Junto com ela, joga a estudante de Biotecnologia Giovana Martin Zanette, que de 2012 a 2017 disputou a Liga de Handebol de São Paulo pelo Tietê/Biatex. Em 2016, Giovana recebeu o prêmio de melhor ponta direita do campeonato, na categoria cadete. Já no time masculino, um dos destaques é o estudante de Administração Pública e Políticas Públicas Francisco Bascuñan Hernandez, que fez parte da Seleção Juvenil do Chile, obtendo o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos Juvenis de Cascavel, em 2007.