As Cataratas do Iguaçu estarão no foco principal da missão inédita entre o Brasil e Argentina na China no mês de maio. A ação mobiliza organizações governamentais e não-governamentais dos dois países, entre elas os ministérios do Turismo brasileiro e argentino, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a INPROTUR (Instituto Nacional de Promoción Turística), a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu e o Iturem (Ente Municipal de Turismo de Iguazú), o Instituto New7 Wonders e a Itaipu Binacional. O Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Iguazú Convention Bureau também estão empenhados em atrair os viajantes chineses, que são mais de 130 milhões.
A principal estratégia do Brasil e Argentina é promover as Cataratas, atrativo compartilhado entre ambos e uma das sete maravilhas da natureza do mundo. ” É a primeira vez na história que os governos do Brasil e da Argentina se unem para promover um atrativo turístico no exterior. Roteiro de promoção das Cataratas do Iguaçu no mercado chinês passará por Beijing, Xangai, Guangzhou e Hong Kong. Está prevista também assinatura do acordo de irmanamento entre duas maravilhas, as Cataratas e a Muralha da China. Uma é maravilha da natureza e outra do mundo construída pelo homem”, disse o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, que esteve em reunião acompanhado ndo gestor do Turismo na Itaipu, Alexandre Pacheco, Marcelo Almada, do Comitê Visite 7 Wonders e o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
No projeto de promoção conjunta, as instituições estarão na ITB China, uma das principais feiras de turismo do país. No evento, estandes do Brasil e da Argentina darão destaque às Cataratas do Iguaçu e elas também estarão no espaço exclusivo do Instituto New7Wonders. A missão participará de roadshows em Pequim, Xangai, Cantão e Hong Kong, consideradas as principais emissoras de turistas chineses.
Durante a viagem, prevista para ocorrer entre os dias 14 e 23 do próximo mês, o Instituto New7Wonders realizará um ato para celebrar a irmandade entre as Cataratas do Iguaçu e as Muralhas da China, considerada também uma das maravilhas do mundo. O termo prevê a cooperação técnica e troca de experiências no que diz respeito à administração de infraestrutura dos atrativos.
Geração de negócios
Além do caráter institucional, o propósito é fomentar a comercialização do Destino Iguaçu na China e, com isso, gerar mais negócios. Assim, as empresas mantenedoras do Iguassu CVB podem participar para apresentar os atrativos e a infraestrutura.
“Nessa ação vamos abrir o mercado, pois a China tem um potencial enorme e a natureza e turismo de aventura são alguns dos motivos preferidos pelos chineses para escolher o destino de viagens e é justamente por isso que todo o trade turístico está convidado a participar dessa missão”, diz o presidente do Iguassu CVB, Jaime Nascimento. Ele explica que não há custos para esses eventos, cada empresa deverá arcar somente com as despesas da viagem.
Perfil
O mercado chinês corresponde a 130 milhões de pessoas, porém, hoje, menos de 1% de turistas viajam para a América do Sul. Uma das razões é que voos diretos para a América Latina são praticamente inexistentes, o que caracteriza a desconexão entre as regiões. Uma das estratégias da promoção conjunta é iniciar a captação de voos diretos entre China e Brasil e Argentina.
O número de passaportes está previsto para chegar a 150 milhões até 2025. O perfil do turista chinês é predominantemente jovem. Dois terços deles pertencem aos chamados millennials, entre 15 e 35 anos. Estima-se que 74 milhões de universitários se juntarão na próxima década ao turismo emissivo. Outra característica é de que eles são gastadores. A despesa média de viagem é de US $ 1.400, o que equivale a aproximadamente R$ 4.800.