O Iate Clube Lago de Itaipu (Icli) acaba de se tornar o primeiro empreendimento náutico do interior do Paraná a ser regularizado e receber a Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A certificação foi entregue pelo presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, ao comodoro Admir Dacorreio nessa quinta-feira, 22, em cerimônia na sede do Icli.
“É uma conquista histórica, da qual os associados podem se orgulhar. Nosso clube está consolidado”, celebrou o comodoro. Para o presidente do IAP, espaços como o Icli, quando geridos com consciência ambiental, são fundamentais para a sociedade. “Se não há ordenamento, ocorre a degradação ambiental. O Icli servirá como modelo para regulamentação dos demais empreendimentos náuticos da região”, disse Tarcísio.
O licenciamento de empreendimentos náuticos passou a ser uma exigência ambiental no Paraná em agosto de 2013, quando o Governo do Estado publicou a Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente nº 040/2013. Desde então, o Icli vinha trabalhando para se adequar às normas.
“Mesmo antes da publicação da resolução, o Icli já vinha buscando se adequar às exigências de órgãos ambientais, como o Ibama. Mudamos o quiosque-restaurante de local, fizemos tratamento de dejetos, proteção na área de abastecimento, projeto para coleta de lixo, reflorestamento de toda a área”, enumerou Dacorreio. “Isso tudo vai facilitar inclusive a renovação do comodato com a Itaipu.”
Rogerio Miranda, assessor do diretor administrativo, João Pereira dos Santos, representou a Itaipu no evento e parabenizou a gestão do Icli pela conquista. “Essa licença vem ao encontro da premissa da empresa, que é o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente”, enfatizou. “Já somos parceiros na questão social, por meio do projeto Velejar é Preciso, que atende 120 crianças, e agora fortalecemos ainda mais essa parceria.”
A cerimônia também foi acompanhada pelo chefe do escritório regional do IAP em Foz do Iguaçu, Carlos Piton; pelo capitão de fragata Niemer Gomes Rickmann, Capitão dos Portos do Rio Paraná; Valdomiro Rocha, representando o Chefe da Casa Civil do Estado Do Paraná Valdir Rossoni; Márcio Bortolini, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu; Alexandre Pacheco, coordenador do Complexo Turístico Itaipu; além de outras autoridade, diretores e conselheiros do Icli.