O pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2018 poderá ser feito até o dia 29 de março. O prazo inicial era o dia 15 de março, mas devido a uma série de dificuldades encontradas pelos contribuintes, a Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu decidiu alterar o cronograma.
De acordo com o secretário da pasta, Erton René Neuhaus, o anuncio da greve dos Correios foi um dos fatores responsáveis pela prorrogação, já que muitos contribuintes não receberam os boletos em suas casas. “Também consideramos outros fatores, como a implantação da nova forma de cobrança, utilizando apenas boletos para pagamento enviados através de cartas, sem a emissão de carnês. Em razão desta mudança ocorreram restrições inesperadas e muitos contribuintes têm apresentado dificuldades para efetuar o pagamento dos tributos”, explicou.
Quem não recebeu a fatura em casa deve acessar o site da Prefeitura (www.pmfi.pr.gov.br) e imprimir o boleto. No link “IPTU 2018”, basta digitar o número da inscrição imobiliária e escolher a forma de pagamento – em cota única ou a primeira parcela. Na página, o contribuinte também pode imprimir as demais parcelas do IPTU. Quem optar pelo pagamento em cota única terá 10% de desconto.
O IPTU 2018 não sofreu nenhum aumento, com exceção dos imóveis que passaram por reformas ou ampliações e devem ter o valor corrigido conforme as benfeitorias realizadas.
Dúvidas podem ser sanadas diretamente na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Av. Brasil, nº1.377, nos fundos do Banco do Brasil.