O Destino Iguaçu esteve presente em duas das maiores feiras da América Latina. A participação no WorkShop e Feira Turística Primavera-Verano (Expo Mayorista), no México, e na Vitrine Turística (Anato), fortalece a imagem de Foz do Iguaçu em dois mercados com grande potencial na emissão de turistas.
Juntos, México e Colômbia foram responsáveis pela vinda de 20.465 turistas à Terra das Cataratas no ano passado. A tendência é que esse número aumente em 2018. Um sinal desta perspectiva de crescimento foi percebido pela grande procura de agentes de viagens e profissionais do setor dos dois países nos eventos.
Na 20ª edição da Expo Mayorista, a servidora da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Célia Andrade, realizou a apresentação do destino e atendimento aos agentes de viagens nas cidades de Monterrey, Mérida, Cidade do México e Pruebla. Aproximadamente três mil profissionais das principais agências de turismo mexicanas estiveram presentes na feira.
De acordo com o Estudo da Demanda Internacional (EMBRATUR), o turista mexicano tem interesse no Brasil principalmente pela oferta de lazer seguido pela oferta de negócios, eventos e convenções.
Mercado colombiano
Na Anato, em Bogotá, a servidora Jandira Cordeiro, também da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, apresentou os atrativos do destino no estande e participou de capacitação com operadores colombianos.
Outro importante encontro foi com o Comitê Visite o Brasil, e representantes da Embaixada Brasileira na Colômbia, onde foram apresentados os destinos turísticos brasileiros participantes da feira. Na ocasião, também foi alinhada uma ação conjunta de capacitação entre a Secretaria, dentro da Gestão Integrada, com apoio da embaixada e do Comitê para fomentar a vinda de colombianos aos atrativos do Destino Iguaçu.
Durante a Anato foi apresentada aos operadores e profissionais da imprensa a Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar – Termatalia, que será realizada em Foz do Iguaçu entre os dias 12 e 14 de setembro deste ano com a expectativa de receber participantes de 25 países.
Foz do Iguaçu deve ganhar ainda neste ano uma conexão direta com Bogotá. A negociação com a Avianca está adiantada. Isto vai aproximar os turistas da Colômbia dos atrativos do Destino Iguaçu.
Segundo a Embratur, o colombiano vem ao Brasil em busca de lazer e negócios. Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado no país dentro do segmento de lazer. 70% dos colombianos optam por compras de viagens ao Brasil em agências tradicionais (35%) e agências online (35%), conforme aponta estudo da Embratur.
O município participou dos eventos de forma institucional, planejada dentro da Gestão Integrada, em parceria entre a Secretaria, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Itaipu Binacional e COMTUR, com aquisição de estande e mesas de trabalho com apresentação institucional.