Foto: UDC |
Lançamento acontecerá nesta quinta-feira, 09, na UDC Empresarial |
Estarão presentes os Reitores do Centro Universitário, a Pró-Reitora da PUC-PR Professora Doutora Paula Cristina Trevilatto, o Diretor dos Programas de Pós-Graduação da PUC-PR Professor Doutor Nathan Mendes e o Coordenador do Programa de Gestão Urbana Professor Doutor Carlos Hardt.
O PROGRAMA – O Programa é indicado a Engenheiros, Arquitetos e Administradores e conta com três linhas de pesquisa:
– Políticas Públicas;
– Planejamento e Projetos Urbanos e Regionais;
– Gestão e Tecnologias Ambientais
A CIDADE GANHA – Com esse Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Foz do Iguaçu ganhará 20 projetos nas áreas de Sistemas Urbanos, Gestão e Políticas Públicas, Sustentabilidade Urbana e Regional e Planejamento e Desenvolvimento Urbano Regional, o que elevará os níveis do desenvolvimento regional na tríplice fronteira.
As pesquisas com excelência em teorias e métodos na área de gestão pública irão beneficiar diretamente a questão da urbanização regional.
Uma justificativa importante para o Programa é a carência de estudos consistentes no equilíbrio socioambiental que é diretamente afetado pela expansão de áreas produtivas e áreas urbanas.
Foz do Iguaçu ganhará ainda, 20 mestres. Profissionais, professores e pesquisadores aptos a preparar novos profissionais e a desenvolver pesquisas que resultem em avanços importantes para a área de planejamento urbano e regional.
A UDC objetiva avançar na sua oferta de formação em nível de pós-graduação stricto sensu, de forma a consolidar sua situação de Centro Universitário, visando galgar novos patamares junto ao Ministério da Educação e Cultura e à sociedade do oeste paranaense. Em médio prazo, a instituição pretende se capacitar para ofertar cursos em nível de doutoramento.
A realização desse Mestrado em Foz do Iguaçu permitirá o cumprimento de um dos preceitos mais importantes de uma Instituição de Ensino Superior, qual seja, a sintonia social, que pode ser interpretada como a harmonia necessária entre a Universidade e a Sociedade para que a primeira torne-se relevante ao desenvolvimento humano e social, tanto nas regiões onde ela se insere como no contexto nacional.
A PUC-PR agregará em seus grupos de pesquisa mestrandos envolvidos em novos contextos, com diferentes problemáticas urbanas, e a UDC, formará pesquisadores e docentes contribuindo de forma efetiva com o desenvolvimento profissional desses profissionais.