O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, realizou na madrugada desta quarta-feira, 02, a 12ª captação de órgãos, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição em parceria com a equipe do Hospital do Câncer de Cascavel – UOPECCAN.
A captação dos rins foi realizada após autorização da família de um paciente de 19 anos, vítima de politrauma e que teve sua morte encefálica confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.
A CIHDOTT realizou a entrevista junto à família para a doação, que num gesto nobre e fraterno consentiu, beneficiando e melhorando dessa maneira, a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante.
“Nessa hora, os familiares estão vivendo um momento de muita dor e precisam tomar uma decisão bastante importante. Para tanto a instituição conta uma equipe formada por multiprofissionais capacitados para conversar com os familiares e apresentar a possibilidade da doação”, comenta a supervisora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva – UTI e secretária da CIHDOTT, Karin Aline Zilli Couto.
O HMPGL agradece o ato de amor e solidariedade da família, além do agradecimento à equipe multidisciplinar da instituição, que atua com muita dedicação e profissionalismo, destacando a importância da conscientização sobre o tema.
Dados de captação de órgãos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck:
2017 (janeiro a agosto) – 12 captações de múltiplos órgãos.
2016 (janeiro a dezembro) – 14 captações de múltiplos órgãos.
2015 (janeiro a dezembro) – 11 captações de múltiplos órgãos.