A graduação tem duas ênfases: Práticas Interpretativas e Pesquisa em Música. Os candidatos que optarem pela ênfase em Práticas Interpretativas devem enviar um vídeo com a execução, solo ou em grupo, de violão, canto ou piano. Para a ênfase de Pesquisa em Música, o candidato pode enviar um vídeo executando qualquer instrumento musical. O vídeo deve ter, no máximo, dez minutos de duração, sendo que o repertório é de livre escolha.
No formulário, que deve ser preenchido pelo candidato, consta uma carta de apresentação, na qual o postulante à vaga deve justificar a escolha da ênfase e relatar sua experiência e seus conhecimentos musicais prévios.
Uma comissão composta pelo Colegiado do Curso de Música avaliará os vídeos, que receberão notas de zero a dez. Serão desclassificados os candidatos que receberem nota inferior a seis. Para efeitos de análise e classificação, as notas da segunda etapa de seleção serão multiplicadas por 100. Assim, a nota final do candidato será a média entre as notas da primeira e segunda etapas.