Se na edição de julho de 2010 as estrelas foram Antônio “Pra Frente” de Lima e o trabalho de aferição realizado nas profundezas de concreto, a edição de fevereiro de 2011 cede cinco páginas aos “dotes artísticos” daqueles que ajudaram a construir a usina.
Sob as lentes do fotógrafo Alexandre Marchetti, da Divisão de Imprensa (CSIM.GB), os desenhos deixados nas paredes pelos homens que passavam muitas horas sob a terra se tornaram um portfólio e foram homenageados como “A última palavra em pintura rupestre”.
Marchetti foi convidado pelo editor da revista, o jornalista Marcos Sá Corrêa, a publicar o trabalho que vinha reunindo há tempos. No dia a dia, durante as pautas, ele não perdia tempo: sempre que encontrava um desenho, clicava, mesmo sem saber muito bem como eles poderiam ser utilizados.
“Como fotógrafo da Itaipu, encarregado de documentar o cotidiano da hidrelétrica, esses desenhos me ajudaram a reencontrar a escala humana numa construção que ultrapassa as medidas da realidade”, disse o fotógrafo.
Nas fotos há bichos, homens, mulheres, rabiscos. Em preto, verde, branco e vermelho, os homens deixaram rastros que, mesmo após mais de 30 anos, continuam por ali, eternizados no concreto. E, agora, nas páginas da revista, para que todo o Brasil possa conferir.
A Piauí é uma revista dedicada ao jornalismo literário. Traz matérias com um olhar diferenciado, charges e ensaios fotográficos. A edição de fevereiro, com o portfólio de Marchetti, já está nas bancas. Também é possivel ver a matéria através da versão eletrônica da revista através do endereço http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-53/portfolio/a-ultima-palavra-em-materia-de-pintura-rupestre
Em março de 2010, a Piauí, edição 42, publicou a reportagem O motociclista da Muralha da Morte, de autoria da jornalista Patrícia Iunovich, gerente da Divisão de Imprensa. Em breve, a reportagem vai virar livro.