Uma multidão de pessoas, com vários sotaques diferentes, com suas máquinas fotográficas apostas para registrar o cenário mais que especial das Cataratas do Iguaçu. Nas primeiras semanas de janeiro de 2009, o intenso movimento registrado nos últimos meses de 2008 no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) se repete e milhares de pessoas visitaram o principal ponto turístico da fronteira.
Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a Unidade de Conservação, de 1º a 18 de janeiro deste ano, o PNI, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 99.606 visitantes, cerca de 7,3% a mais do que no mesmo período de 2008.
Tradicionalmente, Janeiro é o segundo mês de maior movimento no PNI – perdendo apenas para julho. Se o movimento continuar nesse ritmo, com visitação diária média de 5.500 pessoas, a expectativa é bater a visitação de janeiro do ano passado, quando 147.566 turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu.
Recorde – Vale lembrar que em 2008, o PNI registrou seu recorde de visitação – 1.154.046 milhão de visitantes, 9,3% superior comparado a 2007. Mais uma vez, a maioria desses visitantes foi de estrangeiros – cerca de 53% do total. Contudo, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, a diferença entre o público brasileiro e estrangeiro é cada vez menor.
|