Os dados de Itaipu não contabilizam as visitas institucionais e nem as recebidas pela margem paraguaia da usina. No sábado, visitaram a margem brasileira da hidrelétrica 3.369 pessoas, no domingo, o dia de maior movimento do feriadão, 3.633 turistas, e, nesta segunda, 7, outros 2.378 visitantes passaram pela atração.
Visitaram as Cataratas, no sábado, 7.436. Já no domingo, passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu, 13.541 visitantes e, nesta segunda, 5.196 pessoas. Um esquema especial de atendimento foi montado para receber os turistas no local.
Foto: Itaipu Binacinal |
Kattamaram é um dos atrativos da Itaipu Binacional |
Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que também preside o Fundo Iguaçu, o movimento recorde no feriadão "confirma Foz como destino em alta na preferência dos turistas brasileiros, que estão viajando menos ao exterior e mais dentro do próprio País. O dólar e o euro altos estimulam o turismo interno e Foz mostra ser um destino bastante competitivo", avalia.
Os principais visitantes recebidos pela Itaipu são brasileiros, que aproveitaram o feriado nacional para conhecer ou revisitar as atrações turísticas da cidade. Foz do Iguaçu ficou lotada nos três dias de feriado. Muitos curitibanos emendaram ainda o feriado de Nossa Senhora da Luz, 8 de setembro, para fazer o mesmo roteiro. A esticada prossegue até esta terça-feira na fronteira.
Para atender os turistas, o Complexo Turístico Itaipu trabalhou com quatro horários extras na Visita Panorâmica e três saídas a mais no Circuito Especial.
As outras atrações, Refúgio Biológico Bela Vista, Ecomuseu e Polo Astronômico, que normalmente fecham às segundas-feiras para manutenção, ficaram abertas no feriado de 7 de setembro. O mesmo deverá se repetir em outros feriados, da Padroeira (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que também cairão às segundas-feiras.