Na manhã desta terça-feira, o Circuito Garganta do Diabo foi reaberto ao público no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, permitindo novamente o acesso a uma das quedas mais impressionantes do mundo.
Nesta segunda-feira (15), após o último monitoramento da vazão do Rio Iguaçu, realizado pela Administração de Parques Nacionales (APN) e pela Concessionária Iguazú Argentina SA, foi confirmado que o nível da vazão do rio começou a diminuir e se normalizar. Com essa perspectiva favorável, decidiu-se pela reabertura do Circuito Garganta do Diabo ao público na manhã desta terça-feira, 16 de julho, às 10h.
Cerca de 80 trabalhadores se dedicaram intensamente desde fevereiro para substituir 76 dos 99 trechos da passarela. Além disso, durante o episódio que causou os danos em outubro de 2023, a água destruiu 400 metros dos trilhos do trem ecológico, que também foram reparados pela empresa responsável pelas obras de reconstrução.
A Garganta do Diabo, com aproximadamente 80 metros de altura e 150 metros de largura, é visível a partir de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina), mas acessível apenas pelo lado argentino. Durante esses nove meses, essa que é uma das quedas mais famosas das Cataratas do Iguaçu só pôde ser avistada pelo lado brasileiro.
Entretanto, os circuitos superior e inferior, assim como a trilha verde, permaneceram abertos à visitação. Vale lembrar que a passarela de acesso à Garganta do Diabo já havia sofrido danos em outubro de 2022, quando 55 trechos caíram, e a reconstrução naquela ocasião durou quatro meses.
A reabertura foi muito aguardada pelos turistas, que agora podem novamente desfrutar da vista mais impressionante das Cataratas do Iguaçu, de frente para a Garganta do Diabo no lado argentino.