O Destino Iguassu vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com boas notícias. Segundo dados do Visit Iguassu, 86 eventos irão ocorrer em Foz do Iguaçu este ano, 25% a mais do que em 2017, quando foram realizados 69 eventos. No ano passado, a cidade recebeu 41.588 participantes de eventos. Neste ano, a estimativa do Instituto é que 45.120 pessoas participem de congressos, feiras e convenções. Juntas, elas irão injetar mais de R$ 75 milhões na economia, movimentando de forma expressiva todos os setores direta ou indiretamente ligados ao turismo.
Esse resultado é consequência do trabalho realizado pelo Visit Iguassu, instituto de promoção turística, sem fins lucrativos, que dá apoio a organizadores de eventos, associações e corporações interessadas em realizar encontros e congressos no Destino Iguassu, além de incentivar a vinda destes. Entre os eventos que a instituição ajudou a captar para a cidade destacam-se o 60º Congresso Brasileiro de Concreto, realizado entre os dias 17 e 21 deste mês; e o 16º Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, que será realizado entre os dias 02 e 06 de outubro. “O desempenho de 2018 é consequência de um trabalho cada vez mais forte para atrair eventos que o Visit Iguassu vem mantendo desde 2015”, explica o gerente de eventos, Alexandre Jung.
48 eventos só no segundo semestre
Para os próximos meses, os números são otimistas: até dezembro, 18 eventos corporativos estão confirmados em Foz do Iguaçu. Somados aos encontros, congressos, reuniões, simpósios e convenções já realizados em julho, agosto e até o dia 21 deste mês, o segundo semestre de 2018 terá um total de 48 eventos. Em termos percentuais, comparado com 2017, o segundo semestre de 2018 terá um crescimento de 28,1% em número de participantes. Considerando o impacto econômico, serão mais de 27 mil turistas que vão injetar, aproximadamente, R$ 57 milhões na economia local. O crescimento é de 64%, em comparação, ao segundo semestre do ano passado. “Esse aumento se dá pelas 50.870 room nights (hospedagens) a mais que esses 48 eventos irão gerar nos hotéis de Foz do Iguaçu”, explica Alexandre Jung, lembrando que cada hospedagem gera até três empregos e que o turismo move 52 segmentos.
O bom momento do turismo de eventos no Destino Iguassu vem sendo sentido por vários empresários, entre eles, Edilene Velazquez, sócia de uma empresa que presta serviços de recursos humanos para eventos corporativos. Para ela, setembro é o mês mais movimentado do ano e a agenda está cheia. “Há uma grande demanda de staff, principalmente este mês, e estamos atendendo um evento atrás do outro”, comenta. Quem também comemora é o empresário Jackson Holler. A empresa de montagem de estandes da qual ele é sócio vem trabalhando em ritmo acelerado e para atender seus clientes foi preciso aumentar a equipe. “A retomada no crescimento do setor vem ocorrendo nos últimos anos e, sem dúvidas, 2018 é o nosso melhor ano”, acrescenta Jackson.
O Dia Mundial do Turismo é comemorado no dia 27 de setembro. A data foi escolhida por ser o dia da criação da Organização Mundial do Turismo, fundada em 27 de setembro de 1974. A agência, que é ligada a ONU, tem como função promover o turismo mundial.
Um infográfico mostra a evolução nos eventos captados e apoiados pelo Visit Iguassu de 2014 a 2017.