Conhecida por sua beleza e planejamento urbano, Curitiba tem se destacado cada vez mais por outro motivo: sua agenda de shows e eventos. Entre as opções que a cidade já abrigou e irá ofertar em 2020, há nomes que podem competir com os melhores festivais de música, como o rockstar Paul McCartney, que se apresentou na capital do Paraná em março de 2019.
E além da fama no setor musical, Curitiba também está entre as cidades mais procuradas para eventos. Uma pesquisa do Ministério do Turismo confirmou a vocação da cidade para o turismo de negócios: em 2016, o setor motivou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram a capital do Paraná. Mesmo no oitavo lugar do ranking das metrópoles mais populosas do País, Curitiba superou outras capitais no setor do turismo de negócios.
Além das opções de Curitiba, cada vez mais o estado do Paraná tem buscado se firmar como um polo cultural – um exemplo é o Festival de Turismo de Foz do Iguaçu, evento internacional para desenvolvimento de negócios com foco nos agentes de viagem.
Confirmando essa tendência, em 2020, outros eventos chegam para firmar esse posicionamento, como o Festival Coolritiba, que em sua quarta experiência reunirá grandes nomes como Ben Harper, Lulu Santos e Elza Soares, com experiências de moda, arte e música.
Principais shows em Curitiba em 2020
Em 2020, os curitibanos, paranaenses, visitantes e moradores da região já podem preparar o bolso e o coração: a agenda de shows de Curitiba está matadora. Com opções para todos os gostos e idades, a cidade se firma cada vez mais como uma das regiões culturais do país que, além do turismo de negócios, também atrai fãs e amantes da música de todo o Brasil.
Só em janeiro, nomes como Donavan Frankenreiter (no dia 8/01, na Ópera de Arame) e Eduardo Costa (23/01, no Teatro Positivo) dão o tom do que vem por aí em 2020 em Curitiba. Os fãs de pop rock brasileiro, do emo e da MPB também poderão comemorar em março: Paulo Ricardo se apresenta no dia 7/03 no Teatro Positivo; a banda McFly, no dia 27/03, na Live Curitiba; e no dia 28/03 é a vez da cantora Maria Rita, no Teatro Positivo.
Sertanejo, metal e pagode? É o que aguarda o mês de abril para Curitiba. A dupla Chitãozinho e Xororó marca presença no dia 17/04 no Teatro Positivo e a banda Metallica retorna ao Brasil no dia 23/04 no Estádio Couto Pereira: e em 25/04, Alexandre Pires traz seu “Baile do Nêgo Véio” à ExpoUnimed.
Em maio, Sidney Magal (09/05) traz sua alegria ao Teatro Positivo e a lendária Banda Kiss também faz sua turnê de despedida na Pedreira Paulo Leminski (14/05). O já citado festival Cooritiba também acontece no dia 16/05 na Pedreira e reúne um time de peso, com Melim, Duda Beat, Baco Exu do Blues e muitas outras atrações. Junho é o mês dos brasileiros Fábio Jr (06/06 no Teatro Positivo) e Zeca Pagodinho (27/06, também no Positivo) fazerem a festa em Curitiba.
Curitiba: um show de cidade
Outubro traz o cantor Michael Bublé ao Estádio do Athletico Paranense no dia 23. Com tantas opções, fica até difícil escolher só uma para frequentar em Curitiba em 2020! Diversa, a agenda da cidade movimenta também o turismo local ao receber fãs de todo o Paraná e região, como Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina, que aproveitam a proximidade com Curitiba para frequentar os shows e outras atrações da metrópole, como o Jardim Botânico, talvez a mais famosa da capital paranaense.
Quem visita a cidade para ouvir boa música pode aproveitar a viagem para conhecer também o Museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame, teatro famoso por sua estrutura metálica com telhado transparente. O Parque Tanguá, um dos principais parques de Curitiba, também merece uma visita, com seu pôr-do-sol de tirar o fôlego.
Para descansar de um show intenso, o Parque Barigui também é uma boa opção com seu refúgio para a fauna, com capivaras e ótima infraestrutura na região central da cidade, com churrasqueiras, quiosques e quadras poliesportivas. O que não faltam são atrações tão incríveis quantos os shows que Curitiba abrigará em 2020.