A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou no último domingo, 02, o Vestibular 2019. No total, estão disponíveis 2.226 vagas em 68 cursos de graduação – sendo 65 presenciais, distribuídos pelos cinco campi da universidade – e três à distância – oferecido em cinco polos universitários do país.
Em Foz do Iguaçu, 1470 estudantes participaram do concurso. As provas foram realizadas nos campi da Unioeste Foz e da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Na parte da manhã, os candidatos resolveram 21 questões de Português, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura e elaboraram a redação. À tarde, os vestibulandos tiveram quatro horas para responder a 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.
Segundo a coordenadora local do certame, a secretária acadêmica do Fabiana Nunes do Amarante Griggio, não foi registrada nenhuma ocorrência que pudesse comprometer o processo. “Contamos com cerca de 200 pessoas, trabalhando simultaneamente no campus e na Unila, para garantir a segurança de candidatos e o bom andamento dos trabalhos”, informou a coordenadora.
Concorrência – O curso de Direito é o de maior concorrência, entre os oferecidos em Foz do Iguaçu, sendo 24,60 candidatos por vaga. A candidata Aisha Nadinne, de 18 anos – aspirante a uma vaga em Administração -, demonstrou otimismo com seu desempenho nessa que é sua segunda tentativa de ser caloura da universidade. “Estou confiante me sinto mais preparada do que da primeira vez que tentei. Acho que fiz uma boa prova”, acredita.
O estudante João Gustavo Sugamosto, 17, candidato a uma vaga ao curso de Medicina, no campus de Cascavel, elogiou a elaboração das questões e dos temas da redação. “É a primeira vez que faço o vestibular da Unioeste e achei interessante a forma com as questões são formuladas. Elas obrigam o aluno a raciocinar”, avalia. “E os temas da redação, apesar de serem bastante atuais, acabaram surpreendendo. Esperava algo mais óbvio”, confessa.
Redação – A prova de redação exigiu dos candidatos a elaboração de um texto, atendendo a uma das duas opções de temas: um comentário interpretativo crítico, para ser publicado em revista, sobre a temática “Nós nos preocupamos mais com nossos semelhantes ou com os animais?”, ou um artigo de opinião “Uso de agrotóxicos: necessidade real ou busca por mais lucro?”.
Candidata a uma vaga no curso de Direito, a estudante Maria Luiza Baldessar, 17, escolheu a segunda proposta, por considerar um tema bastante debatido atualmente no país. “A discussão sobre agrotóxicos gera uma certa polêmica e acho importante que seja discutido”, pondera a candidata, moradora de Santa Terezinha de Itaipu e aluna do Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste Foz do Iguaçu.
Resultados – Os gabaritos provisórios podem ser conferidos em www.unioeste.br/vestibular e os definitivos após o julgamento dos recursos, até 17 horas do dia 18. O resultado final do Vestibular 2019 sairá até 17 horas do dia 21 no mesmo endereço.