Search
Previous slide
Next slide

Velejador iguaçuense termina a temporada em primeiro no ranking nacional

Previous slide
Next slide

Foto: Garon Piceli
O resultado obtido em 2011 foi encarado como um “dever cumprido” pelo jovem atleta

Allan Godoy sempre teve uma ligação muito próxima com a vela. Passou toda a infância no Iate Clube Lago Itaipu (ICLI), em Foz do Iguaçu. Seus pais, Florêncio Godoy e Maria Salete de Oliveira eram funcionários no local. Hoje, apenas o pai segue trabalhando no ICLI. Aos 12 anos, Allan conheceu o Projeto “Velejar é Preciso” e, incentivado pelo pai, passou a treinar. Sempre por conta, já que ainda não possui um treinador.

“Eu ia para os campeonatos e observava como os outros competidores faziam e colocava em prática aqui em Foz. Tinha muitas dificuldades em ver minhas imagens em vídeo, para saber o que eu estava fazendo de certo ou errado e corrigir”, comenta o velejador de 23 anos.

E a observação deu ótimos resultados. No último domingo (27) Allan Godoy conquistou o campeonato paulista na Classe Laser Radial, disputado no Yatch Santo Amaro na represa de Guarapiranga (SP) e passou a ser líder do ranking nacional de 2011. Essa não é a primeira vez que termina uma temporada na frente. Em 2005 também ficou em primeiro na classe Laser 4.7.

Como todo atleta, Allan Godoy também sonha em disputar uma Olimpíada. Almeja em 2012 iniciar uma pré-temporada olímpica, visando os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. “Para isso, terei que aumentar meu peso. Atualmente tenho 70 kg, e para disputar uma vela olímpica, preciso chegar a 80 kg, pois é uma categoria um pouco maior da qual estou competindo atualmente, na Laser Radial”, explicou o iguaçuense. O peso também será determinante para que Allan possa disputar outros campeonatos, como Mundiais e Pan-Americanos, por exemplo.

“É o resultado de um trabalho a longo prazo. Foi uma meta alcançada”, comemora.
 

Previous slide
Next slide