Search
Previous slide
Next slide

Veículo elétrico produzido em Foz do Iguaçu cruzará as Américas

Previous slide
Next slide

 

O projeto “Zero Emissão” largará de Los Angeles, na Califórnia, no próximo sábado, dia 9 de abril. A equipe é composta por quatro profissionais brasileiros das áreas de fotografia, jornalismo e cinematografia. O principal objetivo do grupo é estabelecer o recorde para o percurso de 25 mil quilômetros, a ser realizado com um carro brasileiro de passeio 100% elétrico, através das três Américas. O veículo escolhido é um Fiat Palio Weekend elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu binacional e adaptado para receber motorização elétrica. Além do recorde, o time brasileiro também produzirá um documentário do projeto, que incluirá um apanhado cultural e geográfico dos povos encontrados pelo percurso, aferindo também as condições da rota Panamericana – a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.

Este Palio elétrico utiliza baterias suíças Zebra – sigla para Zero Emission Battery Research Activity, ou algo como Bateria para Atividades de Emissões Zero, em português. Mas a questão é: como fazer a recarga em um local remoto? Para isso, a expedição contará com um motorhome Vista Cruiser, montado sobre uma plataforma de picape Dodge 3500), e que possui nove painéis solares instalados no teto, além de um gerador a gás natural. Esses equipamentos serão utilizados para fazer as recargas.

O veículo também servirá de abrigo para equipe, formada por quatro integrantes. Além disso, a expedição terá um trailer que levará meia tonelada de equipamentos, estoque de alimentos, roupas, medicamentos, ferramentas, entre outros utensílios. Durante o trajeto, a perua terá de enfrentar vários tipos de situações de rodagem, entre eles piso de asfalto, em boa ou má condição de conservação, terra, cascalho, gelo e até neve. Fora isso, o veículo vai circular em diferentes altitudes – desde o nível do mar até cinco mil metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura também é outro desafio. Vale ressaltar que o carro não possui ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos.

Para que os internautas possam acompanhar os passos da expedição foi criado o site http://www.zero-emission-photos.blogspot.com. Mais informações sobre o Palio elétrico podem ser conferidas no endereço: http://www2.itaipu.gov.br/ve/.
 

Expedição – Os países incluídos no percurso serão os EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático que a viagem gerará, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores.
 

Veja imagens do Palio elétrico ainda em Foz do Iguaçu:
 

Previous slide
Next slide