É que em 2009, a empresa lançou no Salão de Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, um veículo batizado como Twizy. A ideia da montadora era entrar de vez no mercado de carros movidos a eletricidade, uma forte tendência de energia renovável.
De acordo a própria Renault em outubro de 2013, o compacto será produzido aqui no Brasil. Ainda não há especificações quanto ao modelo que será produzido e comercializado no país, entretanto, com base no que se vê na França, serão três versões do modelo, sendo equipados com dois tipos de motor elétrico.
Foto: Divulgação |
Twizy será fabricado em Itaipu Binacional |
E adivinhem aonde começará a produção deste novo automóvel? Quem chutou na Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu acertou em cheio. Inicialmente, a fabricação acontecerá em pequena escala, restringindo-se na parceria entre a montadora e Itaipu, que, por enquanto, utilizará os carros somente dentro da Usina.
Contudo, se tudo der certo, a intenção é introduzir a produção em larga escala. O Twizy fará concorrência com o L1, produzido pela Volkswagen e terá um custo médio de 21 mil reais.
O automóvel francês terá lugar para apenas duas pessoas. A versão mais potente poderá a chegar a 100 km/h.