Search
Previous slide
Next slide

Valorize outros esportes, além do futebol!

Previous slide
Next slide

 

 

Foto: Divulgação
Local de treinamento da atleta Fabiana Murer

Começo minha coluna de hoje (sexta, 21) fazendo uma pergunta para você leitor: De qual esporte você tem ouvido falar ultimamente, além do futebol?  Foi fácil de responder? Não? Em época de Copa do Mundo então, nem se fala.  Ainda mais agora que mais uma das estrelas do futebol, Michael Ballack – capitão da Seleção da Alemanha – se lesionou. Ou seja, todos os holofotes só têm uma direção: a Copa do Mundo de Futebol.

 

 

Você sabe quem é Thiago Splitter? E que ele ganhou o prêmio de melhor jogador da liga de Basquete da Espanha? Você sabia que estava acontecendo o troféu Maria Lenk de natação em Santos, o grande prêmio de atletismo em Fortaleza, ou ainda, você sabia que o Franck Caldeira correu a IV Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu no domingo (16)?

Pois bem, se você levantou para ir ao banheiro ou para pegar um copo de água durante o noticiário esportivo, você provavelmente não sabe, porque é esse todo o “tempo” despendido para essas notícias e logo em seguida tudo se resume ao futebol.

Claro que o jornalismo foca o noticiário no que dá audiência, no caso, o futebol, mas tem como ter simpatia por outra modalidade, se na maioria das vezes o que se explora dos outros esportes são apenas as notícias de superação ou de alguém que saiu das ruas, treinou em uma pista com condições precárias e ainda assim foi campeão de alguma competição importante?

Quero citar aqui alguns exemplos, como da nossa saltadora Fabiana Murer. Há mais ou menos dois meses ela venceu o mundial indoor de atletismo em Doha no Catar, ganhando de ninguém mais ninguém menos, que Yelena Isinbaeva – batedora de 27 recordes.  Claro que as conquistas da russa são superiores as da brasileira, mas tem como competir de igual para igual em condições de treinamento tão distintas?

Não é por nada que a diferença do melhor salto da russa e da brasileira passa de 20 cm. Ou você achou que o segredo estava na conversa com a vara antes do salto?

Outro atleta de ponta que passa por situação parecida é o nosso recordista olímpico e campeão mundial nos 50 metros nado livre, Cesar Cielo, que há pouco tempo assinou contrato com o Clube de Regatas Flamengo, no entanto, a presidente do clube ainda busca recursos para reformar o centro de treinamento, que não é totalmente adequado às necessidades do atleta.

Além desses, poderia citar uma série de situações parecidas em outras modalidades, porém o objetivo da coluna de hoje não é criticar as condições precárias dos centros de treinamentos do país (isso fica para uma próxima), mas sim sugerir que vocês mantenham os olhos abertos para o esporte como um todo. Por favor leitores, não me entendam mal. Não estou pedindo para ninguém parar de ler a coluna do @augustocf ou dos demais colaboradores do Tá n@ Rede, afinal eu mesma trabalho com futebol. Só quero fazer um alerta e salientar que nem tudo se resume a esse esporte. Temos Adrianos e Ronaldinhos em outras modalidades também, embora não tão acima do peso. #brinks! Bom dia para vocês e até a próxima!

Previous slide
Next slide