Segundo destacou o pró-reitor de Extensão da Unioeste, professor Wilson João Zonin, “o Proext é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições federais e estaduais de ensino superior em todo Brasil. Esta iniciativa faz com que a extensão universitária transforme-se cada vez mais em parceira das políticas públicas federais, garantindo o compromisso social da Universidade”.
O edital em que a Unioeste participou e obteve as aprovações tem como objetivo dotar as instituições federais e estaduais de Ensino Superior de melhores condições de gestão de suas atividades acadêmicas de extensão para os fins prioritários que consistem na inclusão social.
Os programas de extensão da Unioeste aprovados foram: “Formação continuada nas áreas de deficiência visual física para professores da educação básica”, elaborado pela professora Lucia Teresinha Zanato Turek, do curso de Pedagogia de Cascavel. O segundo programa aprovado foi: “Programa de apoio e desenvolvimento em gestão, empreendedorismo e responsabilidade social – Padegers”, encaminhado pelo professor Edson Marques de Oliveira do curso de Serviço Social do Campus de Toledo. Outro programa foi o de “desenvolvimento e sustentação da agricultura familiar na região Oeste do Paraná”, elaborado pelo professor Nardel Luiz Soares da Silva, do curso de Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon. O quarto programa: “Círculos de cultura da juventude camponesa” foi apresentado pela professora Lílian Farias Porto Borges, do curso de Pedagogia do Campus de Cascavel.
Os três projetos aprovados pelo governo federal foram: “Formação inicial e continuada de professores: promovendo interação entre os professores da rede pública de ensino e acadêmicos do curso de Pedagogia” sob a coordenação da professora Caroline Machado Cortelini, do Campus de Francisco Beltrão. O segundo projeto foi: “iniciação esportiva universal: um meio para a promoção da saúde de crianças e adolescentes”, sob a coordenação do professor Arestides Pereira da Silva Junior, do curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon. Outro projeto: “Formação de professores organizando espaços, práticas pedagógicas e materiais didáticos para a educação da infância”, foi proposto pela professora Benedita de Almeida, do curso de Pedagogia do Campus de Francisco Beltrão.
Os projetos aprovados fazem parte das áreas temáticas da educação, promoção da saúde, geração de trabalho e renda por meio da incubação de empreendimentos econômicos solidários e desenvolvimento agrário. Na soma dos quatro programas e três projetos serão captados recursos na ordem de R$ 621.440,48 para a execução dos mesmos. Na avaliação do pró-reitor Wilson João Zonin, “a aprovação dos projetos significa uma conquista importante para a Unioeste, uma vez que os professores extensionistas e a própria Universidade estão consolidando cada vez mais a extensão no contexto nacional, apresentando projetos e programas com qualidade e com competência, fazendo com que a Unioeste concorra e conquiste aprovações com o mesmo nível das grandes universidades do país”.