Com o tema “Atenção à Saúde: Políticas e Práticas”, o encontro deste ano vem reforçar a temática do ano anterior, quando se tratou da construção de um novo modelo assistencial. “O objetivo agora é discutir caminhos efetivos para essa mudança”, revela o Diretor Executivo da Unimed Pr. e Diretor de Mercado e Intercâmbio da Unimed Mercosul, Dr. Faustino Garcia Alferez.
O evento, este ano, deverá reunir aproximadamente 700 pessoas que participarão da programação técnico-científica, nos dias 14 e 15 de junho. Nestes dois dias serão realizados 4 mesas-redondas e 14 minieventos.
A mesa-redonda do dia 14 de junho, das 10h30 às 12h30, tratará da “Atenção Primária à Saúde” (APS) e tem como debatedores Robert Janett (Boston- EUA), médico de Atenção Primária da Medical Harvard School, Kirsten K. Meisinger (Boston- EUA), diretora médica, Union Square Family Health Center, Marcelo Garcia Kolling, presidente da Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade, e Luiz Gustavo Escada Ferreira, diretor administrativo-financeiro da Unimed Mercosul.
Segundo o Presidente da Unimed Paraná, Dr. Orestes Barroso Medeiros Pullin, todo o esforço em se discutir APS vem de um longo questionamento do modelo de saúde existente, com todos os seus problemas, e a busca de um modelo que possa atender de forma mais eficiente à população.
“Vários países da Europa já passaram ou estão passando por esse debate: que modelo de saúde devemos e podemos ter? Esse é um dos grandes desafios em saúde hoje”, lembra Dr. Pullin.
Informações sobre a programação geral, através do site www.suespar.com.br.