O ano de 2015 será de desafio para a UNILA. A instituição implementará 24 novos cursos de graduação em duas etapas: 12 no primeiro e 12 no segundo semestre. Após definição, em janeiro deste ano, de que cada Centro Interdisciplinar apresentaria três propostas de criação de novos cursos na reunião ordinária do mês de março, o Conselho Universitário aprovou a lista final, em reunião realizada nesta sexta-feira (28). Dezesseis dos 24 cursos aprovados deverão ser oferecidos no período noturno, atendendo a uma antiga solicitação da comunidade acadêmica. Cursos como Letras, História, Geografia e Ciências Biológicas, que já vinham sendo ofertados como bacharelado, assumem agora também a modalidade licenciatura.
A estrutura física atenderá ao processo de expansão da Universidade, que inclui a ampliação das instalações no Parque Tecnológico Itaipu e também a Uniamérica que, com recente acordo de cooperação entre as instituições, passa a compartilhar com a UNILA espaços como salas de aula, salas de tutoria, laboratórios de informática e laboratórios específicos para atividades educacionais.
De acordo com as propostas apresentadas pelos Centros Interdisciplinares, será priorizada a realização de concursos públicos de professores para os cursos que deverão iniciar no primeiro semestre de 2015. Muitas dessas vagas já serão disponibilizadas a partir do mês de abril.
Bacharelados
Artes Cênicas
Arqueologia
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Ciência da Computação
Jornalismo
Design
Farmácia
Biotecnologia
Engenharia Física
Serviço Social
Administração Pública e Políticas Pública
Licenciatura
Letras (Português/Espanhol)
Música
História
Artes Visuais
Geografia
Ciências Biológicas
Química
Matemática
Filosofia
Educação do Campo
Educação Intercultural Indígena
Pedagogia