A manifestação dos alunos de Engenharia Civil de Infraestruturas, Engenharias Renováveis e Ciências Biológicas que aconteceu na sexta-feira (30), teve resposta rápida da reitoria. O protesto começou pela manhã e por volta das 18 horas os estudantes receberam uma carta com as propostas de solução.
Foto: Assessoria |
Alunos foram recebidos pela reitoria por volta das 17 horas de sexta-feira (30) |
Confira resposta da reitoria da UNILA na íntegra:
Pró-Reitoria de Graduação apresenta respostas às reivindicações dos alunos
Em resposta à mobilização de estudantes dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Civil de Infraestrutura e Ciências Biológicas, a UNILA divulga nesta sexta-feira (30) as ações que estão sendo feitas para atender às reivindicações dos alunos com relação aos laboratórios, grade curricular, contratação de professores, representatividade dos estudantes e política de estágio.
“No que se refere aos laboratórios, a UNILA informa que ao final de 2011 terá uma estrutura montada, em condições de atender às demandas pedagógicas compatíveis com a expansão da Universidade. A UNILA está em vias de assinar, com a UNIOESTE e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), um termo de cooperação por meio do qual passará a utilizar os laboratórios dessas instituições de ensino. Neste momento, está em curso uma nova negociação com o PTI, para solucionar o problema.
Sobre a solicitação dos alunos de contratação de professores para a área de Engenharia, a UNILA informa que a realização do concurso público, recentemente autorizado pelo MEC, está sendo preparada para acontecer em 2011. As Engenharias serão contempladas com um número maior de professores sem prejuízo aos demais cursos. Como os futuros professores de Química, Física e Matemática também lecionarão nos curso de Engenharia, a demanda da área será atendida.
Com relação às grades curriculares, a UNILA informa que elas estarão prontas até o final de outubro deste ano. O processo de elaboração, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), resultou de uma série de consultas feitas junto a professores, especialistas e profissionais de renomadas universidades e centros de pesquisa latino-americanos.
Quanto à solicitação de representatividade dos alunos, isso deverá se dar no Conselho Superior Pro Tempore da UNILA e nas Comissões – para acompanhar as pró-reitorias ligadas à administração da Universidade e as atividades de construção do novo campus. As comissões instituídas no âmbito das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão já funcionam com representação estudantil em seus comitês. Os representantes estudantis que irão compor o Comitê Gestor das Moradias estão sendo escolhidos. E ainda a PROGRAD aguarda indicação dos representantes estudantis, para compor o seu Conselho.
Por fim, com relação ao pedido de convênios e acordos de estágios, a PROGRAD informa que está elaborando uma política de tutorias e estágio, a ser discutida com os alunos e implementadas a partir de 2012”.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});