A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) foi contemplada, por meio de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com recursos da ordem de R$ 476 mil, que serão utilizados para a aquisição de equipamentos e ampliação da estrutura de pesquisa nas áreas de Energia, Meio Ambiente e Biotecnologia.
O projeto selecionado foi elaborado por um grupo formado por 20 pesquisadores – incluindo professores dos cursos de Química, Engenharias e Biologia da Unila e três professores da UTFPR de Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. A coordenadora do grupo, professora Caroline Gonçalves, explica que a verba será utilizada para a aquisição de dois equipamentos de médio e grande porte, sendo um deles um Espectrofotômetro de Absorção Atômica, que permite a determinação qualitativa de metais em diferentes materiais.
De acordo com Caroline, a aquisição dos equipamentos possibilitará à universidade ampliar suas oportunidades de firmar convênios e acordos de cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa. “Nós já temos um campo de equipamentos muito bom, e estamos conseguindo reforçá-lo. Estamos caminhando para um parque de equipamentos de primeiro mundo”, comemora.
Para a professora, os ganhos para a Universidade vão muito além da possibilidade de realizar pesquisas mais avançadas. “Uma pós-graduação forte impacta positivamente também na graduação, pois os estudantes poderão ter contato com equipamentos de ponta, com pesquisadores, com estudantes de pós-graduação, além dos eventos que começaremos a trazer para cá”, acrescenta.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho, também considera esta uma vitória para a Universidade, pois é a primeira vez que a Unila é contemplada por um edital da Finep. “Trata-se de uma quantia vultosa, que nos possibilitará adquirir equipamentos de ponta e permitirá entrar no circuito de universidades que realizam pesquisas bastante avançadas”, avalia. “Já temos um corpo docente de excelência, e estamos avançando também em tecnologia”, complementa.
Dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, existe um setor específico para prestar esse apoio aos pesquisadores, a Divisão de Fomento. Conforme observa o pró-reitor, a equipe monitora constantemente as oportunidades abertas por editais da Finep e de outras instituições de fomento. “A equipe é capacitada para prestar todo o auxílio necessário aos professores pesquisadores e grupos de pesquisa, para que possam apresentar projetos consistentes e captar recursos que ajudem a alavancar a Universidade”, acrescenta, lembrando, também, que este tipo de aquisição reforça o compromisso da Unila com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.