Neste domingo (03), um grande movimento de ocupação do prédio do Centro Cultural da UNILA Caixa será realizado pela Pró-reitoria de Extensão, com apoio da Fundação Cultural, projetos de extensão e de outros agentes culturais de Foz do Iguaçu. As atividades acontecerão a partir de 9h da manhã, aproveitando a tradicional feirinha que é montada na Avenida Juscelino Kubitschek todos os domingos. A ação pretende iniciar a dinâmica de movimentação em torno do prédio, que será a sede cultural da UNILA na cidade.

“Enquanto as instalações internas não podem ser utilizadas, iremos aproveitar a estrutura externa. Vamos transformar as escadarias em palco, o estacionamento em cinema, os vãos em hall de galeria, as paredes em quadros”, define a pró-reitora de Extensão, Ângela Maria de Souza. "Queremos estabelecer um novo espaço para a arte e para as trocas culturais na cidade", complementa.
A programação do domingo inclui apresentação do Coral UNILA, da Camerata da Escola de Música Sonarte, intervenção do grupo Arte Poética Três Fronteiras, com pintura de poesia no muro externo do Centro Cultural UNILA Caixa, além de apresentação de dança e do espetáculo "Palavra Encantada", do Projeto Plugado!. Haverá, ainda, intervenções teatrais e poéticas do Projeto Panambi e a Feira Ilustrada, uma exposição aberta de fotografias, desenhos e poesias exposta por meio de um varal, proposta pela Revista Peabiru.
Centro Cultural UNILA Caixa
Neste momento, o prédio do Centro Cultural UNILA Caixa, de três andares, passa por adequações em sua estrutura interna. Para o local estão previstas a instalação de salas de projeção de vídeos, salas de aula, espaço para performances, biblioteca bilíngue, café, galeria para exposições e outros espaços multiuso.