A UNILA este ano participa do Programa Mercosul Social e Participativo, que tem como finalidade promover a participação de organizações sociais e, com elas, debater ações a serem empreendidas pelo governo durante a Presidência Pro tempore do Brasil no Mercosul. Visa ainda mobilizar a atuação de diversos setores da sociedade brasileira na Cúpula Social que acontece nos dias 4 a 6 de dezembro, em Brasília.
“A Universidade participa das reuniões do Mercosul Social e Participativo – preparatórias para a Cúpula Social -, e também do próprio evento. Nesses dois momentos, um grupo de trabalho cuidará de relatar, sistematizar e produzir a memória dos debates realizados pelos movimentos sociais”, explica o professor Nilson Araújo, coordenador do grupo, formado ainda por Gisele Ricobom e Felix Friggeri – docentes da área de Relações Internacionais -, e Renata Peixoto, coordenadora do curso de Ciência Política e Sociologia. O convite para a UNILA foi feito pela Secretária-Geral da Presidência da República.
A partir deste trabalho de relatoria e sistematização, será produzido um documento a ser entregue aos presidentes dos países membros do Mercosul. “O contato entre a UNILA e os blocos regionais deve ser constante. É importante estabelecer mecanismos de cooperação com esses organismos internacionais, dada nossa missão institucional”, diz a professora Gisele Ricobom.
Foto: Divulgação/UNILA |
A participação tem por objetivo promover a participação de organizações sociais |