A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) publicou o edital que trata do processo seletivo de estudantes para a nova turma do curso de pós-graduação lato sensu em Relações Internacionais Contemporâneas. As inscrições poderão ser realizadas até 31 de janeiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (goo.gl/G98z1t). A especialização é voltada para graduados em Relações Internacionais, Direito, História, Ciência Política, Sociologia, Economia, Jornalismo e demais áreas afins. O edital pode ser acessado na página do curso: unila.edu.br/ric.
Serão ofertadas 40 vagas para ampla concorrência. Metade das vagas são destinadas para brasileiros e metade a candidatos provenientes de outros países da América Latina e Caribe. Em caso de não preenchimento, as vagas destinadas a estrangeiros poderão ser remanejadas para candidatos brasileiros. O edital prevê ainda a oferta de quatro vagas complementares destinadas exclusivamente a servidores técnico-administrativos em educação da Unila.
Os candidatos serão classificados com base na análise do histórico escolar da graduação e do currículo vitae, além da realização de entrevista. O processo seletivo será conduzido por uma banca designada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A publicação do resultado final da seleção está prevista para o dia 1º de março.
A especialização é presencial, em Foz do Iguaçu, e tem carga horária de 420 horas. As aulas devem iniciar em 9 de março.
O curso
O objetivo geral da especialização é oportunizar a formação continuada aos interessados em analisar criticamente os processos e eventos das relações internacionais contemporâneas concernentes à história global, política e economia internacional, globalização, regionalismo, segurança internacional e política externa.
A estrutura curricular do curso organiza-se em torno de sete disciplinas obrigatórias (História das Relações Internacionais; Teoria das Relações Internacionais; Paz e Conflitos nas Relações Internacionais; Política Internacional; Política Externa; Economia Política Internacional; e Metodologia da Pesquisa Científica), além de no mínimo uma disciplina optativa e um seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso.