As inscrições podem ser feitas via formulário online, disponível no endereço eletrônico goo.gl/forms/VT6veCCEsT. No total, estão sendo ofertadas 40 vagas, divididas em duas turmas de 20 alunos, uma às quintas-feiras, a partir das 10h, e outra, aos sábados, às 14h. As aulas semanais terão carga horária de duas horas e irão acontecer na Unidade da Unila no Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Foz do Iguaçu).
“Na Escola Livre, buscamos ensinar teoria musical de forma contextualizada e, ainda, valorizar a experiência e o gosto das pessoas. Assim, também esperamos atingir possíveis interessados em cursar Música na Unila, mas que não possuem conhecimentos específicos na área, mesmo que já sejam músicos com alguma experiência prática”, explica Gabriel Ferrão Moreira, coordenador do projeto e do curso de graduação em Música da Universidade.
Teoria musical – No primeiro módulo, trabalha-se com o ensino da teoria – o conhecimento da notação musical e a interpretação dos símbolos musicais. As atividades com a pauta musical têm por objetivo fazer com que os estudantes fixem de maneira prática os nomes e os lugares das notas. A partir dessa base, inicia-se o trabalho com a teoria: estudo de escalas, harmonia (acordes) e divisão rítmica.
“Como estamos ofertando o módulo básico, focamos nesses princípios elementares, que já fornecem ferramentas que podem mudar significativamente a experiência das pessoas com a música que escutam, além de expandir seus gostos e apresentar uma série de novas possibilidades para a relação delas com a música”, esclarece Moreira.
Para obter outras informações ou esclarecer dúvidas, o e-mail de contato é teoria.unila@gmail.com.