Search
Previous slide
Next slide

Um iguaçuense no Azerbaijão

Previous slide
Next slide

bets esportes

Nascido em Foz do Iguaçu, em 8 de agosto de 1996, Raphael Alemão vive uma aventura ímpar no futebol. Depois de passar por clubes como Foz do Iguaçu, Cascavel, Ypiranga, Cianorte e Paraná, o atacante decidiu atravessar o Oceano Atlântico e descobrir uma nova cultura para jogar no outro lado do mundo. Estar aberto a novas experiencias pode trazer um excelente resultado, e isso também vale para os momentos de diversão. Com a diversidade do casino, não faltarão oportunidades para um momento de lazer único.

É no Qabala Futbol Klubu que Raphael divide vestiário com Ruan Renato, zagueiro com passagem por Vitória e Ponte Preta, e Patrick, que trilhou sua carreira no futebol da Áustria antes de desembarcar no Azerbaijão, lugar que pode bater até -7ºC no inverno.

“Já estou acostumado. Estou há quase dois anos no país e é algo que me habituei. Temos que superar os obstáculos e buscar se sobressair”, declarou Raphael Alemão em entrevista ao portal Lance.

Até dezembro de 2021, Raphael havia disputado 13 jogos na Premyer Liqa, a principal divisão do futebol azeri, com a camisa do Qabala. Fundado em 1995, o clube jamais foi campeão da primeira divisão e conta com um título da Copa do Azerbaijão, conquistado na temporada 2018-2019, além de ter vencido a segunda divisão em 2005-06.

Atualmente, o clube luta para ir às competições europeias. Se o campeão do Azerbaijão garante vaga para a primeira fase qualificatória da Champions League, segundo e terceiro colocados avançam rumo à Conference League.

No passado, o clube realizou o feito de se classificar para a fase de grupos da Europa League, segunda competição continental de maior importância da Europa. Na ocasião, o time ficou no último lugar dentro do grupo formado por Tottenham, Anderlecht e Monaco.

A campanha pode parecer modesta, mas a façanha é importante no ponto de vista do futebol do Azerbaijão. O Qabala foi apenas o terceiro clube do país a garantir classificação para a fase de grupos da Europa League e isso aconteceu sob a gestão de Fariz Najafov, que possui um passado de sucesso no Karatê. 

Durante seus anos de atleta, Najafov venceu o Campeonato Mundial por sete vezes e conquistou oito Campeonatos da Europa. Sua influência no esporte não passou desapercebida e o antigo campeão foi o escolhido do Gilan Holding, grupo que gere o Qabala, para se tornar presidente do clube poliesportivo.

“Estamos investindo no futuro e nossa prioridade são os objetivos do longo prazo, mais do que o sucesso imediato e conquistas. Focamos nas crianças e na juventude, para podermos desenvolver campeões mundiais”, declarou Najafov para a revista The Business Year.

Previous slide
Next slide