Search
Previous slide
Next slide

Última Kombi da Itaipu é destaque em exposição na usina

Veículo histórico da usina retorna para comemorar o cinquentenário da Segurança Empresarial.
Previous slide
Next slide

A Kombi vermelha de 1992, com a placa original ACN 3696, apelidada de “Valente” pelos bombeiros de Itaipu, está de volta à usina após 13 anos de aposentadoria. O veículo, que fez parte da frota da segurança interna de Itaipu, é destaque nas comemorações dos 50 anos da Segurança Empresarial e está exposto em frente à sede do Corpo de Bombeiros da usina. Seu retorno trouxe nostalgia aos funcionários antigos.

Além da Kombi, dois Fuscas, usados durante a construção da usina, também estão em exposição, um na entrada da margem brasileira e outro na margem paraguaia. Esses veículos fazem parte de uma mostra itinerante que resgata a história da frota antiga de Itaipu, revezando-se para que mais pessoas possam reviver esse passado.

História da Valente

A Kombi foi adaptada para transportar materiais de combate a incêndios, como extintores, mangueiras e geradores, servindo ao Corpo de Bombeiros nas operações diárias nas áreas industriais de Itaipu.

Em 2011, após ser aposentada, foi adquirida por José Carlos Gabriel em um leilão. Desde então, Gabriel, um entusiasta de carros antigos, rodou mais de 30 mil quilômetros com o veículo, participando de eventos de carros clássicos no Brasil e no Paraguai.

Para muitos, o retorno da “Valente” é sinônimo de saudosismo. Márcio Rodrigo Marquetto Maurício, coordenador do Corpo de Bombeiros da usina, descreve o sentimento de rever o veículo: “É uma mistura de emoções. Ela fez parte da nossa história e da carreira de muitos bombeiros.”

O bombeiro Tiago Leal Mangrich, que guarda com carinho memórias de seu trabalho com a Kombi, também destacou a importância do veículo no dia a dia das operações: “Ela cumpriu seu papel, transportando materiais e nos ajudando em simulações e deslocamentos na usina.”

Símbolo de uma era

A exposição da Kombi, junto aos Fuscas, representa mais do que uma comemoração. É um símbolo da evolução dos equipamentos e do compromisso de Itaipu com a segurança e a história de seus funcionários. Mangrich reflete: “Hoje temos tecnologia mais avançada, mas, naquela época, esses veículos nos serviram muito bem. É importante lembrar de onde viemos.”

Com informações: Assessoria Itaipu Binacional
Fotos: William Brisida, Caio Coronel e Arquivo/Divulgação Itaipu Binacional

Previous slide
Next slide