O reitor da UFPR assina na sexta-feira (12), às 17 horas, a ata de adesão ao Comitê de Solidariedade ao Haiti, criado pela Itaipu Binacional e instituições parceiras de todo Paraná. O Comitê coordenará esforços para buscar a adesão de empresas, cooperativas, sindicatos, associações, entre outros que se disponham a fazer doações financeiras para o fundo a ser constituído. Também terá a missão de propor a realização de eventos especiais com a finalidade de arrecadar recursos para o fundo.
O ato de adesão da UFPR ao comitê será realizado no gabinete do reitor, com a presença do diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e representantes de outras entidades já integrantes do grupo. Com a UFPR, somam 16 o total de parceiros.
O comitê foi criado logo após o terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro e seu objetivo é arrecadar fundos com os parceiros, alocando nos projetos prioritários a serem elencados pelo comitê, que faz uma ação dialogada com o Ministério das Relações Exteriores e o governo federal.
A UFPR, que já vem atuando na tragédia do Haiti com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), deverá participar da iniciativa com campanha de arrecadação de fundos voluntária pela comunidade universitária e com a contribuição de especialistas de várias áreas que podem agregar seus conhecimentos na discussão dos projetos e ações necessários hoje para ajuda efetiva ao povo haitiano, apoiando a reconstrução do país.
Entre as principais funções do Comitê estão a instituição do "Fundo de Solidariedade ao Haiti", com a abertura de conta para o recebimento de donativos; a coordenação e monitoramento das ações da campanha; definição de procedimentos de gestão da conta bancária aberta para recebimento de doações; definição de mecanismos e canais seguros e fidedignos de transferência, recebimento e utilização no Haiti dos recursos arrecadados; executar estratégias de comunicação para mobilização dos públicos interno e externo; e a garantia da total transparência na transferência dos recursos à Agência Brasileira de Cooperação ( ABC) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).
Instituições parceiras
ASSEMIB – ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DA ITAIPU BINACIONAL BRASIL
CENTRO INTERNACIONAL DE HIDROINFORMÁTICA
FIBRA – FUNDAÇÃO ITAIPU BR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
FUNDAÇÃO DE SAÚDE ITAIGUAPY
IFPR – INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ/CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
ITAI – INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA E INOVAÇÃO
ITAIPU BINACIONAL
OBSERVATÓRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE
POLO IGUASSU – INSTITUTO POLO INTERNACIONAL IGASSU
PTI – FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU
SENGE – SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DO PARANÁ
SINDENEL – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE CURITIBA
SINAEP – SINDICATO DOS ADMINISTRADORES DO ESTADO DO PARANÁ
SINEFI – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE FOZ DO IGUAÇU
UFPR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
UNILA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA