Search
Previous slide
Next slide

UBS’s de Foz estarão abertas neste sábado para vacinação contra gripe

Previous slide
Next slide
Foto: Arquivo ANPR

Neste sábado, 12, todas as 28 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas para o Dia “D” de vacinação contra a gripe. A campanha acontece em todos os 399 municípios do Paraná e é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Todas as Unidades funcionarão das 8h às 17 horas neste dia. 

A coordenadora do Programa de Imunização do município, Adriana Izuka, estará à disposição da imprensa para entrevistas na Unidade de Saúde da Vila Yolanda a partir das 8h30. 

O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A meta é vacinar pelo menos 90% de 65.199 pessoas, que representam os grupos de risco. 

Devem receber a vacina: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, até agora, o grupo com maior cobertura vacinal foi o de idosos, com 47%, um total de 9.593 pessoas. O segundo grupo com maior cobertura da vacina (42%) é o das puérperas, mulheres em período de 45 após o parto. No entanto, ainda é baixa a vacinação entre crianças (13%) e gestantes (22%). 

Documentação

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e carteira de vacina. Os professores também devem apresentar a declaração da instituição de ensino em que trabalha, a qual deverá ser apresentada e retida no ato da vacinação. Pessoas portadoras de comorbidades precisam da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. 

Proteção

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo. Até esta segunda-feira, 07, o Paraná já vacinou mais de 1 milhão de pessoas. 

Funcionamento

A Campanha de Vacinação continua até o dia 1º de junho em todas as Unidades de Saúde, conforme horário de atendimento das salas de vacina, disponível no site: www.saudefoz.com.br. 

Previous slide
Next slide