O turismo da margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, recebeu 418.819 visitantes em 2022. O número é 47% superior ao registrado no ano anterior e reforça a retomada do setor após a crise provocada pela pandemia de covid-19.
Somente em dezembro, foram 43.012 turistas. Mas o mês de maior movimento foi julho, nas férias escolares, com 57.561 visitantes.
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina na margem brasileira. Os números não contemplam as visitas institucionais (que somaram 5.176 em 2022) e a visitação na margem paraguaia de Itaipu. Os dados em conjunto ainda estão sendo compilados.
Em relação a 2019, antes da pandemia, a visitação de 2022 chegou a 64% do total – considerando apenas os dados do CTI. Naquele ano, as atrações turísticas de Itaipu receberam 657.300 visitantes.
Passeios oferecidos
O Complexo Turístico Itaipu oferece, atualmente, cinco opções de passeio: Itaipu Panorâmica (a mais procurada), Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da área industrial), a Itaipu Iluminada (sempre às sextas-feiras e sábados), o Itaipu By Bike e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
Moradores de municípios lindeiros ao Lago Itaipu têm isenção em quatro passeios e desconto de 50% no Itaipu Especial.