Com as novas medidas implantadas pela Prefeitura Municipal, e a redução do horário de funcionamento de comércios e meios gastronômicos, muitos usuários estão enfrentando problemas de compatibilidade de horário com a atual tabela do transporte urbano, que desde 28 de abril, funciona com a tabela dos dias de domingo e em horário reduzido, encerrando a circulação das linhas às 22h. Diante de todos esses obstáculos, muitos usuários vem se vendo obrigados a utilizar o transporte por aplicativo como opção para poder ir ao trabalho e voltar para suas casas.
Não é difícil encontrar nas redes sociais, pessoas reclamando ou relatando alguma desventura na experiência com transporte por aplicativo de mobilidade. A maioria das reclamações que encontramos nas redes, são relatos de passageiros que tiveram a solicitação de viagem negada ou cancelada, imediatamente ou após longos minutos. Apesar de muitos parecerem ter razão em suas reclamações, é bem possível que, em algum momento do processo, esse usuário tenha cometido algum erro. Siga as dicas abaixo e saiba como se dar bem e não ficar na mão ao tentar usar transporte por aplicativo.
Saiba como escolher a melhor opção de aplicativo
Neste momento, Foz do Iguaçu conta com motoristas atuando por cinco bandeiras diferentes de aplicativo de transporte e mobilidade. Nem todas essas bandeiras oferecem as mesmas vantagens ao motoristas, por isso, é muito comum verificar motoristas atuando em duas ou mais bandeiras, mas dando preferência para passageiros de uma em detrimento a passageiros de outra.
Uber e 99 Pop são as plataformas mais conhecidas do país, e estão presentes em Foz. Quase 100% dos motoristas de aplicativo atuam nessas duas bandeiras, porém, com a política de tarifa dinâmica, tanto para passageiros quanto para motoristas, em alguns momentos, você pode ficar na mão ou pagar muito caro utilizando elas.
Isso porque, quando há muita demanda, a tarifa cobrada do usuário pelo “Km X Tempo” pode ser multiplicada por até 5 vezes o valor normal. Além disso, o motorista nunca sabe ao certo quanto será descontado dele a cada corrida, já que a taxa cobrada dos motoristas também é dinâmica e, embora seja informado por ambas que a média cobrada é de 20%, em algumas corridas o valor descontado chega a 40%.
InDriver é uma plataforma pouco conhecida, mas que também está disponível na cidade. Ela é a única entre as cinco atualmente disponíveis, que possibilita ao usuário negociar o valor antes de fechar a corrida. O que poderia significar uma vantagem, acabou se transformando em uma desvantagem, já que a maioria dos usuários acaba oferecendo muito menos que o aceitável pelo trajeto, e a maioria dos motoristas afirma que é cansativo ficar negociando os valores. Entre os motoristas entrevistados, a maioria alega ter se descadastrado da plataforma.
A Rápido Car, última a se estabelecer na região, não cobra porcentagem por corrida dos motoristas, mas sim uma mensalidade. Trata-se de um projeto novo, que ainda não caiu totalmente no gosto dos motoristas, mas que pode vir a vingar futuramente. Por isso, nesse momento, ela é a que conta com a menor base de motoristas cadastrados, mas vem trabalhando e investindo em mídia para conquistar seu espaço na cidade.
O Garupa, primeira plataforma de mobilidade urbana a se instalar na cidade, é o que cobra a menor porcentagem dos motoristas, mas, acabou virando “segunda opção” dos usuários após a entrada das gigantes Uber e 99 Pop e seu poderoso e agressivo marketing. Por conta da maior demanda de passageiros nas duas grandes plataformas, o Garupa, embora seja o mais querido entre os motoristas na atualidade, também acabou se tornando “segunda opção” entre a grande maioria dos motoristas. Uma segunda opção poderosa, diga-se, pois, é comum que motoristas que atuam nas outras plataformas, cheguem a cancelar suas corridas para atender uma chamada do Garupa quando ele toca.
De acordo com motoristas consultados, por descontar menos, motoristas dão preferência por atender chamadas pelo aplicativo Garupa, mesmo quando a distância a ser percorrida para buscar o passageiro é maior.
Por Foz do Iguaçu ser uma cidade turística, usuários do Garupa e Rápido Car levam vantagem quando a cidade está repleta de visitantes. Isso porque, ao contrário das gigantes, que são nacionalmente conhecidas, essas duas são mais conhecidas pelos usuários locais e dificilmente estarão com taxa dinâmica quando as outras estiverem. Em um teste, feito durante à noite do dia 12, Dia dos Namorados, Garupa e Rápido Car chegaram a apresentar valores até 30% mais baixos que Uber e 99 Pop nos horários de maior demanda.
Não economize informações em seu perfil
Trabalhar como motorista de aplicativo, principalmente à noite, tem se tornado um negócio arriscado. Há relatos de assaltos a motoristas desde que a modalidade existe, porém, nos últimos anos eles se tornaram mais frequentes e muito mais violentos. Por isso, a maioria dos motoristas trabalha com medo, evita certas regiões ou ruas e principalmente usuários com perfis que não deixam claro quem é o solicitante. Ao fazer o cadastro no aplicativo, use seu verdadeiro nome, nunca utilize apelidos ou deixe apenas como “Passageiro”.
Usuários com foto tem preferência entre os motoristas, já que, ao chegar no embarque, ele saberá que está embarcando o solicitante e não um terceiro de má fé. Se solicitar corrida para terceiros, informe no ato da chamada que se trata de uma corrida para terceiro, o nome do terceiro e qual é seu grau de parentesco com o mesmo. Nunca, mas nunca mesmo, solicite corrida para desconhecidos. Muitos assaltos a motoristas na cidade, aconteceram após uma solicitação para terceiros, e caso isso ocorra, você poderá ser incriminado como cúmplice.
Nunca solicite uma corrida em mais de uma plataforma simultâneamente
Por conta do aumento da criminalidade, motoristas de aplicativo vem se organizando em grupos e alguns contam até mesmo com uma “central de monitoramento”. Quando o motorista aceita uma solicitação de corrida, faz o registro da mesma na central, que por sua vez, ao verificar que existe mais de um motorista indo atender o mesmo usuário por plataformas diferentes, informa imediatamente aos motoristas, deixando por conta deles a decisão de abandonar ou não a solicitação. Há casos de usuários que já constam em uma espécie de “lista negra” que é atualizada constantemente para que motoristas fiquem cientes deste mau hábito e decidam se querem ou não aceitar a solicitação. Fazer solicitações e cancelar após alguns minutos, quando o motorista já está em deslocamento, também pode garantir ao usuário um lugar de destaque nesta “lista negra”.
Seja parceiro do motorista
Em Foz do Iguaçu existem locais de difícil acesso ou onde é difícil encontrar vagas para estacionar. O motorista de aplicativo está sujeito às mesmas regras de trânsito que qualquer outro motorista, inclusive aquelas que abordam os locais de estacionamento ou parada. Se você está em um local onde claramente se vê que é impossível estacionar, desloque-se até um local que ofereça essa opção antes de fazer a solicitação, ou utilize a opção de envio de mensagens para combinar com o motorista um local diferente de embarque.
Nunca, mas nunca mesmo, se desloque do local de onde originou a chamada sem informar o motorista e ter a certeza que o mesmo leu a mensagem. O aplicativo não informa essa mudança ao motorista e em muitos casos, ele pode não lhe encontrar e para não correr o risco de ser multado, sair do local. Também não faça a solicitação se estiver nos fundos de uma casa. Em diversas ocasiões, o aplicativo entende que você está na rua e trás do seu local e não na da frente. Sempre origine a chamada do ponto mais próximo do local de embarque e verifique se o aplicativo está apontando para o local certo antes de confirmar a solicitação.
Dividir a corrida é uma opção econômica, mas se atente às restrições limitativas
Devido à pandemia do covid-19, plataformas de transporte por aplicativo vem sugerindo aos motoristas que o transporte de passageiros deve ser feito exclusivamente nos assentos traseiros, evitando assim que o motorista tenha contato ou fique muito próximo do passageiro. Algumas plataformas como o Garupa, por exemplo, possuem carros adaptados para a atual situação, onde o passageiro fica isolado do motorista por uma cabine segura, evitando assim o risco de contaminação para ambos.
Neste momento, a lotação máxima para passageiros é de 03 pessoas. Evite solicitar uma chamada para mais de 03 pessoas, pois haverá o risco de o motorista, atendendo às orientações e protocolos sanitários, negar a corrida alegando excesso de passageiros.
Dinheiro o cartão?
Hoje, a forma mais prática de efetuar o pagamento pelas corridas é cadastrando seu cartão diretamente nas plataformas de mobilidade. Em ambas as plataformas, é bem comum receber valores finais de corrida com muitos “centavos” e mais comum ainda é encontrar motoristas sem moedas para devolver como troco. Cadastrando o cartão diretamente no aplicativo, você estará pagando na modalidade “voucher” e não precisa se preocupar com os centavos de troco ou se a maquininha de cartão do motorista terá sinal para fazer a cobrança no destino final. Evite os perrengues, mas se preferir pagar em dinheiro, é sempre bom perguntar com antecedência se o motorista terá troco para a cédula que está em sua posse. Solicitar uma parada em um posto de combustível ou loja de conveniência é sempre uma boa opção quando o motorista está sem troco.
Não se esqueça: Depois de você, haverá outros passageiros
Evite consumir alimentos durante a viagem. Ao desembarcar, verifique se nenhum pertence seu ficou no interior do veículo. Leve seu lixo e descarte em local adequado. Após seu desembarque, quase que imediatamente, este veículo poderá estar sendo ocupado por outro passageiro e não há nenhuma garantia que, encontrando seu pertence ele irá devolver ou informar ao motorista. A responsabilidade sobre objetos deixados no interior do veículo é única e exclusiva dos passageiros.
Pronto, agora você está preparado para utilizar o transporte por aplicativo e provavelmente não terá mais nenhuma experiência ruim. Vale lembrar que, qualquer experiência ruim deve ser relatada diretamente ao aplicativo, que analisará sua alegação e decidirá se irá imputar alguma pena ao motorista ou não. Da mesma forma, motoristas também podem relatar qualquer problema com passageiros diretamente ao aplicativo.
Evite expor motoristas ou passageiros em redes sociais, principalmente utilizando imagens. Isso, além de perigoso, já que muitas vezes, expõe inocentes, é crime. Escolha seu aplicativo de mobilidade urbana de preferência, não esqueça a máscara, utilize o cinto de segurança e boa viagem.