As secretarias de Cultura e Comunicação Social de Toledo, com patrocínio da Itaipu, Unila e Unioeste, e apoio da Fasul, lançaram nessa quarta-feira (13) o festival Curta Toledo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção audiovisual na região. O festival de curta metragem é destinado a acadêmicos, professores e pesquisadores, produtoras audiovisuais da região, amantes do cinema e comunidade em geral.
O formato foi inspirado no festival Curta Iguassu Fast Forward Brasil.
Os participantes terão de formar uma equipe capaz de realizar um filme de três minutos em 48 horas. No Curta Toledo, o filme em formato digital deverá contemplar um tema entregue na largada da maratona cinematográfica, que será realizada na semana de 19 a 26 de outubro de 2014.
O prêmio terá três categorias: Especial (com prêmios de 3 mil reais, 2 mil reais e mil reais para os primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente); Voto Popular (com entrega de troféu para o primeiro lugar e mil reais para o primeiro e segundo colocados); e Livre (com troféus para os cinco primeiros lugares).
Os filmes selecionados serão exibidos no dia 26 de outubro, às 19 horas, em local ainda a ser definido.