Entre 6h30 e 9h30, cerca de 200 manifestantes de centrais sindicais e do MST promoveram uma interdição parcial nas imediações da Usina de Itaipu. A PRF conseguiu manter o fluxo normal de veículos e o acesso à usina. Na sequência, os mesmos manifestantes se dirigiram até a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. Eles chegaram ao local por volta de 10 horas da manhã.
Agentes da PRF, da PF, Força Nacional e da Guarda Municipal impediram o bloqueio total da ponte. Houve interdição parcial, com lentidão no fluxo sentido Paraguai. A manifestação terminou por volta do meio-dia, com uma caminhada pela BR 277.
O manifesto contou com o apoio dos seguintes movimentos: MST – CUT – UNE – UBES – CTB – UPE – UJS – UMEFI – UPES – Levante Popular da Juventude – JPT – Frente Guazu (PY) – Sindicato dos Eletricitários – Sindicato dos Rodoviários – Sindicato dos Comerciários – SINTEOESTE – CEBRAPAZ – Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná – Comitê Universitário em Defesa da Democracia|Unila.