A temporada 2010 da Fórmula 1 começará a valer no domingo (14), no GP do Barhein, abertura do campeonato. Para o 60º ano da categoria muitas mudanças no regulamento e também no grid de largada.
Para começar, estão proibidos os reabastecimentos durante a corrida. Agora os pilotos só poderão entrar nos boxes para trocar pneus, diminuindo o tempo de parada de sete para três segundos. Além disso, o peso dos carros está maior, aumentando para 620 kg. O tanque de combustível também ficou maior, de 120 litros passou a 250 litros. Na largada, todos saem com tanque cheio.
Os pneus ficaram mais finos. Ao invés de 270 milímetros, eles terão 245. A intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é equilibrar a aderência do carro entre os dois eixos. As calotas que eram usadas até 2009, foram banidas pela entidade que rege o automobilismo mundial. O Kers, sistema que utiliza as freadas como energia para o motor, segue mantido, mas as equipes chegaram a um acordo e ele não será utilizado em 2010.
Pontuação – No sistema de pontuação, a mudança que poderá valorizar ainda mais as vitórias. Agora o piloto vencedor somará 25 pontos, e não mais 10 como era até o ano passado. Além disso, a diferença para o segundo colocado será ainda maior. Se antes o carro que cruzasse a linha de chegada em segundo levava 80% dos pontos do ganhador, agora levará apenas 72%, o que equivale a 18 pontos. Os dez primeiros passam a pontuar no campeonato – antes era apenas os oito primeiros.
A pontuação das corridas ficou assim: 1º) 25 pontos; 2º) 18; 3º) 15; 4º) 12; 5°) 10; 6º) 8; 7º) 6; 8º) 4; 9º) 2 e 10º) 1.
Pilotos – Para a temporada 2010 da Fórmula 1, a grande novidade não será exatamente uma novidade. Trata-se do retorno do piloto alemão e sete vezes campeão mundial, Michael Schumacher. Aposentado da categoria desde o GP do Brasil de 2006, última corrida disputada como piloto, Schumacher realizava uma espécie de consultoria à equipe Ferrari.
Mas no final de 2009, o chefe de equipe Ross Brawn – dono da antiga Brawn GP, atual Mercedes – fez o convite e Schumacher aceitou. Os dois se dão bem, desde os tempos de Benetton e Ferrari, quando trabalharam juntos. O segundo piloto será o alemão Nicko Rosberg.
Nas demais equipes, também ocorreram mudanças. O atual campeão, Jenson Button, saiu da Brawn foi para a McLaren. Com isso, a equipe britânica terá dois pilotos ingleses, com Button e Lewis Hamilton, campeão em 2008.
A Ferrari manteve o brasileiro Felipe Massa e contratou o espanhol Fernando Alonso, bicampeão em 2005 e 2006. Massa não participa de uma corrida desde que se acidentou nos treinos para o GP da Hungria em 2009. Teve bons resultados durante os testes coletivos e é um dos favoritos a brigar pelo título. Após desperdiçar uma de suas melhores chances de conquistar o título, quando terminou em terceiro, Rubens Barrichello pilotará agora para a Williams. O brasileiro é recordista em participações na Fórmula 1, com 18 temporadas.
Outros dois brasileiros irão estrear na categoria. Lucas di Grassi, piloto de testes por vários anos pela Renault, agora pilotará para a Virgin Racing. Já Bruno Senna, viveu praticamente um drama para poder competir. Sua equipe, que se chamava Campos, precisou ser vendida a outro proprietário e agora se chama Hispania. Vai disputar pelo menos as quatro primeiras corridas da temporada, mas seu futuro é incerto. Não fez os testes de pré-temporada, e os primeiros resultados nos treinos livres no circuito de Sakir, não foram animadores.
Três novas equipes fazem parte do campeonato 2010, aumentando o número de pilotos de 20 para 24. A Lotus, após muitos anos afastada da categoria, está de volta. Hispania e Virgin são as outras novatas no grid. Esta será a primeira vez, desde 1999, que quatro pilotos que foram campeões mundiais, correrão juntos. São eles: Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Jenson Button.
Confira a lista dos pilotos e equipes que disputarão o título em 2010.
Jenson Button |
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Lewis Hamilton |
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Michael Schumacher |
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Nico Rosberg |
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Sebastian Vettel |
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Mark Webber |
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Felipe Massa |
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Fernando Alonso |
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Rubens Barrichello |
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Nico Hulkenberg |
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Robert Kubica |
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Vitaly Petrov |
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Adrian Sutil |
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Vitantonio Liuzzi |
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Sébastien Buemi |
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Jaime Algersuari |
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Jarno Trulli |
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Heikki Kovalainen |
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Karun Chandhok |
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Bruno Senna |
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Pedro de la Rosa |
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Timo Glock |
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Lucas di Grassi |
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