ADEOP |
Técnicos selecionados pela ADEOP participam de cursos de capacitação no PTI, em Foz do Iguaçu |
Técnicos selecionados pela Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) para trabalhar no Projeto Pronaf Sustentável estão recebendo cursos de capacitação no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. É a primeira etapa de desenvolvimento do projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o apoio da Itaipu Binacional, executado pela ADEOP, que vai destinar R$ 13 bilhões de reais ao pequeno agricultor em todo o Brasil. No Paraná será R$ 1 bilhão de reais.
O primeiro curso, para 25 técnicos da área agrícola, teve início na segunda-feira (24) com instrutores do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), ADEOP e Itaipu Binacional. No total foram selecionados 100 técnicos. O objetivo do curso é especializá-los no Pronaf Sustentável.
O Secretário executivo da Adeop, Elsidio Cavalcante, informou que alguns desses técnicos já farão parte das primeiras equipes para o trabalho em campo do Projeto. “Neste primeiro momento serão realizados 2.500 Planos de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar (PDSUF) nas pequenas propriedades de várias bacias da região Oeste, servindo como piloto para todo o Brasil”. O PDSUF é um diagnóstico total da propriedade que inclui o Plano de Controle Ambiental (PCA) que, além da apresentação do empreendimento, identifica os impactos gerados e suas magnitudes, tudo dentro de planos e programas ambientais e vai servir de parâmetro para o agricultor conseguir financiamento nos bancos oficiais, agora de forma sistêmica.
Os outros 75 técnicos farão o curso na seqüência, informa Cavalcante. “Em no máximo 30 dias começa a segunda turma, em outubro a terceira e em novembro os restantes, fechando a capacitação para os 100 técnicos”.