Search
Previous slide
Next slide

Superlua desta quinta-feira será a maior do ano, mas nuvens podem atrapalhar observação na fronteira

A Lua estará a 357.364 km da Terra, mas nuvens e chuvas podem prejudicar a visualização do fenômeno em Foz do Iguaçu e na região trinacional.
Previous slide
Next slide

Nesta quinta-feira (17), o céu será palco da maior superlua de 2024, quando o satélite natural da Terra atinge seu ponto mais próximo, o perigeu, fazendo com que a Lua pareça maior e mais brilhante.

No entanto, moradores de Foz do Iguaçu e da região trinacional podem enfrentar dificuldades para observar o fenômeno, devido à previsão meteorológica de muitas nuvens durante a noite.

Previsão do tempo pode comprometer a visualização

Com temperaturas que podem chegar aos 32°C e previsão de chuva para o final da tarde, o céu noturno na fronteira pode estar encoberto, dificultando a observação da superlua. A meteorologia indica que o período noturno deverá ser marcado pela presença de nuvens densas, o que pode comprometer a visualização do fenômeno.

O que é a superlua?

A superlua acontece quando a Lua cheia ou nova coincide com sua maior aproximação da Terra. Nesta ocasião, a Lua estará a cerca de 357.364 km do planeta, enquanto a distância média é de 384.400 km.

O termo “superlua” foi sido cunhado por um astrólogo em 1979 e não é amplamente reconhecido pela comunidade científica, mas acabou se popularizando e fascina observadores em todo o mundo.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que a superlua ocorre de uma a seis vezes por ano e é visível em qualquer região do planeta, desde que as condições climáticas permitam. Porém, devido à previsão de muitas nuvens, a visualização em Foz do Iguaçu pode ser prejudicada.

Próximas superluas e recomendações

Em 2024, a primeira superlua ocorreu em 19 de agosto, e a última está prevista para 15 de novembro. Mesmo que o fenômeno de hoje possa ser prejudicado pelas condições meteorológicas na fronteira, é possível que o céu esteja mais limpo para a próxima data.

Quem estiver em regiões onde o céu estará claro, deve procurar áreas longe de grandes centros urbanos, onde a poluição luminosa interfere menos. A Lua cheia surge no leste ao pôr do sol e permanece visível até o amanhecer, no oeste.

Com Informações: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Divulgação Agência Brasil

Previous slide
Next slide