Agora, sim: Tudo pronto para a Coreia do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 9, autoridades e presidência do Flamengo Esporte Clube, em Foz do Iguaçu, inauguraram, oficialmente, o Estádio Pedro Basso como Centro de Treinamento da seleção coreana.
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Autoridades, juntamente com ex-prefeitos de Foz do Iguaçu, inauguram o Centro de Treinamento da Coreia do Sul |
"A cidade se envolveu. Aos 47min do segundo tempo, quando anunciaram Foz do Iguaçu, tínhamos uma luta contra o tempo e contra a burocracia", lembra o prefeito, Reni Pereira. A FIFA só anunciou Foz do Iguaçu como centro de treinamento em agosto do ano passado.
"Não nos conformávamos que Foz do Iguaçu estivesse fora da Copa", acrescenta o superintendente de comunicação de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. O jornalista levou uma lista de agradecimentos pela realização da obra. Desde os parceiros comerciais aos trabalhadores envolvidos.
Foto: Letícia Lichacovksi / Clickfoz |
Prefeito Reni Pereira: "Só conseguimos esse êxito por causa do dinamismo" |
O diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, disse que iria tentar não se estender no discurso, "mas o coração de iguaçuense pulsa muito forte nessas horas", brinca. "Meus parabéns a todos por essa obra que resgata a tradição, a firmeza, o companheirismo e o grande motor que foi o esporte. Essa obra trará muitos resultados para Foz do Iguaçu."
E, depois que a Coreia já tiver ido embora, o novo estádio fica a disposição da comunidade, como esclarecem o presidente do clube, Sergio Beltrame, e secretário de esportes, Anderson Andrade. "Esse CT vai ser utilizado pela população, para o futebol amador, feminino, categoria de base e veterano", comenta o ex-jogador de futsal. "Queremos ir até mais longe. Tem equipes do leste europeu que querem fazer a pré-temporada aqui. Então, por que não promover campeonatos com essas equipes que quiserem fazer a pré aqui?", idealiza Beltrame.
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Estádio Pedro Basso reformado e pronto para receber a seleção coreana |
A seleção da Coreia do Sul chega na quarta-feira, 11, no fim da manhã. O primeiro treino será na tarde do mesmo dia, às 17 horas, aberto para a população. Porém, será restrito para, no máximo, 800 pessoas.