Search
Previous slide
Next slide

Situação sobre possível venda do campo da Vila A, em Foz do Iguaçu, segue indefinida

Previous slide
Next slide

Foto: Agência Municipal de Notícias
Projeto da prefeitura de Foz do Iguaçu, sobre a possível venda do campo da Vila A, causa muita polêmica na cidade

A possível venda do campo de futebol localizado na Avenida Sílvio Américo Sasdelli, na Vila A, ainda causa muita polêmica em Foz do Iguaçu. A proposta da venda do terreno – avaliado em R$ 4 milhões – foi levantada pela prefeitura de Foz, sem a consulta prévia junto aos moradores do bairro.

No último sábado (20), durante o programa semanal na Rádio Foz AM, o prefeito Paulo Mac Donald ironizou a situação. “Tem muita gente iludida. Iludida por quê? É justo você impedir porque tem dois supermercados na Vila A, então não pode entrar mais nenhum. Percebem a grosseria da coisa?”

Rumores deram conta em 2009 de que a área seria vendida a uma rede de supermercados, que seria instalada naquele local. A maioria dos moradores da Vila A ficaram revoltados com a situação. Em dezembro do ano passado, o ClickFoz ouviu a opinião de vereadores da situação (Nilton Bobato, do PC do B) e de oposição (Sérgio Beltrame, do PMDB). Ambos se mostraram contrários à venda.

Situação indefinida – No entanto, quase dois meses depois, Bobato disse que poderá mudar de discurso. “Em tese, eu continuo contrário (a venda do campo). Mas a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores optou pelo diálogo entre a comunidade e a prefeitura. Na noite desta terça (23) houve uma reunião entre representantes dos moradores da Vila A, o prefeito Paulo Mac Donald e a maioria dos vereadores. Nessa reunião os moradores puderam avaliar o projeto da venda do campo. Estamos aguardando a opinião dos moradores em relação ao projeto e depois avaliaremos sobre a venda ou não".

O vereador Bobato ainda reafirmou o que disse em dezembro de 2009, de que só votará a favor do projeto da venda, caso seja de comum acordo entre os moradores da Vila A.

A afirmação de Bobato vai de encontro ao abaixo-assinado apresentado no final de 2009 pela Associação de Moradores da Vila A (AMVA) na Câmara Municipal de Vereadores de Foz do Iguaçu. Nesse documento contrário a venda, mais de mil assinaturas foram colhidas. O que pode causar estranheza em relação a uma possível aceitação dos moradores quanto a venda.

Para os vereadores de oposição, é praticamente inadmissível que a prefeitura se desfaça de um patrimônio público. “Sou contra a venda de qualquer patrimônio público. Este é um projeto irresponsável do prefeito Paulo Mac Donald e é um desrespeito com a população iguaçuense. Foz do Iguaçu é a quarta maior cidade em arrecadação de impostos, portanto não há necessidade em vender qualquer área pública. É preciso tratar a cidade com mais seriedade”, esbravejou o vereador José Carlos das Neves (PMN).

O vereador Sérgio Beltrame (PMDB) segue a mesma postura de José Carlos. Ele foi um dos entrevistados pelo ClickFoz no final de 2009. Na ocasião, foi totalmente contra a venda, opinião mantida. “Minha posição está mantida. Essa ideia de fazer dinheiro com a venda de patrimônios públicos é completamente absurda. Se deixarmos isso acontecer, depois do campo é capaz depois, do prefeito (Paulo Mac Donald) vender praças da cidade e assim por diante”, disse o vereador.

Campo da Vila A – O campo de futebol localizado na Avenida Sílvio Américo Sasdelli, na Vila A, existe há cerca de 30 anos. O local é usado por moradores do bairro e região, além da Liga Iguaçuense de Futebol, que manda muitos jogos do Campeonato Amador naquele local.

Recentemente, algumas escolinhas de futebol da cidade, têm usado o campo para treinamentos, e jogadores juvenis de Foz do Iguaçu estão mostrando grandes destaques no cenário nacional. A venda do campo, para qualquer que seja a finalidade, comprometeria o desenvolvimento das categorias de base da cidade. Além disso, um dos pontos de lazer da Vila A, deixaria de existir.

A votação da venda ou não do campo da Vila ainda não tem data para acontecer na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, mas há indícios de que não passe de março. De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, caso seja positiva a decisão da comissão formada através da reunião entre moradores da Vila A e prefeitura, uma licitação seria aberta pela prefeitura iguaçuense. O dinheiro da venda, segunda a assessoria, caso se confirme, será destinado a áreas da saúde e educação.

Previous slide
Next slide