Search
Previous slide
Next slide

Site pretende aproximar mundo árabe

Previous slide
Next slide

Foto: Reprodulçao
“Não só noticiamos os fatos, mas temos uma voz crítica, para fazer aproximar as culturas”, conta um dos idealizadores do portal

Lançado no dia 10 de fevereiro, o site afronteira.com compartilha com os internautas um conteúdo especializado em notícias do mundo árabe, muitas vezes refletidas na fronteira de Foz do Iguaçu. O portal de notícias direcionado ainda mantém uma versão traduzida para o árabe. A região abriga a segunda maior colônia árabe do Brasil, e uma das maiores da América-Latina, por isso o interesse dos fundadores em destacar os fatos do oriente.

Sobre o comando dos jornalistas libaneses Ali Salman Farhat e Yassine Ahmad Hijazi e editado pela jornalista brasileira, Sônia Inês Vendrame, afronteira.com procura levar ao público uma linguagem descomplicada sobre os conflitos e fatos marcantes do oriente médio. Os fundadores apostam na internet como ferramenta de comunicação alternativa. “Para A Fronteira, a notícia vive nos becos, nas vozes mais apagadas, nas praças invisíveis do fazer humano e no anonimato de uma imprensa focada para outro norte”, destaca o editorial do novo veículo.

O lançamento do site repercutiu entre os árabes residentes na tríplice fronteira e os brasileiros que querem entender mais sobre a cultura. Yassine Ahmad assume que sofreu pressão da própria comunidade árabe da região por criticar os acontecimentos com um olhar diferenciado do Islam, mas político e histórico. “Não só noticiamos os fatos, mas temos uma voz crítica, para fazer aproximar as culturas”.

Relevância social – “Jaz o tempo de aproximar as fronteiras. Queremos derrubar as paredes que afastam o mundo árabe de nós”, diz Ali Salman Farhat que aposta na cobertura democrática dos meios de comunicação para uma maior compreensão dos fatos. O jornalista idealizador do projeto se enche de orgulho e de paixão em falar sobre o assunto de seu maior interesse, a pulverização de informações de fácil compreensão dos conflitos do médio oriente.

Sobre a ótica do pensamento global, Yassine Ahmad completa o pensamento de Ali.“Queremos abrir a janela do conhecimento para a cultura árabe na região. Precisamos que o árabe entenda cultura brasileira e os brasileiros entendam a cultura árabe para criar um relacionamento mais eficaz ”.

Site – Segundo os fundadores, o site A Fronteira e Alhud é o primeiro portal de notícias especializado no mundo árabe da América-Latina. Além das colunas fixas de Ali Farhat e Yassine Ahmad, o sociólogo José Afonso de Oliveira mantém um espaço semanal, onde comenta sobre atualidades. As editorias são divididas em Cidade, Estadual, Nacional, Mundo e uma Agenda da comunidade árabe na região.

Previous slide
Next slide