A partir do dia 28 de novembro, 155 cidades do interior do Paraná, inclusive Foz do Iguaçu, terão o sinal analógico desativado. Após o desligamento, somente quem estiver apto a receber o sinal digital continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para recebê-lo.
Para aqueles que não desejarem aposentar o aparelho, como a TV de tubo, é necessário adquirir um conversor. O equipamento, quando conectado à TV, possibilita que a televisão continue funcionando. Televisores de tela plana, fabricados até 2010, também não são compatíveis com a nova tecnologia e, por isso, também precisam de um conversor.
Já os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 já possuem o conversor interno e estão aptos ao sinal digital. Em ambos os casos, é necessário que a antena também seja compatível.
Para famílias que não têm condições de comprar o conversor e participam de algum programa do Governo Federal (como o Bolsa Família), é possível receber o equipamento gratuitamente. Em Foz do Iguaçu, quase 30 mil kits estão disponíveis. “Para retirar o kit, é preciso acessar o site ou ligar para o número 147, informar o Número de Identificação Social (NIS) e agendar dia e horário para retirada”, explica a Coordenadora Regional da Seja Digital, Vanderlúcia Silva.
Além disso, neste sábado, 01º, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, participará de uma mobilização para realizar o agendamento das famílias que têm direito aos kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto. O evento será realizado na Praça Sete de Setembro, no Bairro Morumbi, das 8h às 17h.