A National Geographic publicou um artigo que salta aos olhos: A onça pintada pode desaparecer da Mata Atlântica. Um dos símbolos do Parque Nacional do Iguaçu – um dos pontos remanscentes da mata – está em perigo. Aliás, ambas, flora e fauna, correm risco de extinção.
Foto: João Sergio de Barros / National Geographic |
Onça pintada corre sério risco |
O alerta foi feito originalmente pela revista Science, com uma carta de cientistas que afirmam a estimativa de apenas 250 animais adultos vivos em todo o território, distribuídos em oito populações isoladas. E, segundo os pesquisadores, nem 50 dessas onças estão se reproduzindo. A Mata Atlântica pode ser "o primeiro bioma tropical a perder seu principal predador".
A estratégia agora é elaborar, com a participação do entro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), um plano de conservação da onça-pintada no habitat. "De acordo com os especialistas, a medida mais urgente a ser tomada para salvar a onça-pintada seria o aumento da fiscalização para evitar a perda de indivíduos tanto pela caça quanto pela redução do ambiente causada pelo desmatamento ilegal."